Uma cena de perigo, registrada em Araruama, mostra crianças nadando em águas de chuva. Tal situação, além de expor qualquer pessoa a risco de contágio por doenças, em razão da poluição da água, apresenta outros perigos.
Por exemplo, a de contato com animais peçonhentos, como cobras, Igualmente, com ratos.
►Leia mais notícias sobre Araruama aqui
Os alagamentos que atingiram diversas cidades do estado do Rio de Janeiro trazem consigo o perigo de doenças. O acúmulo de lixo nas ruas, a presença de animais como ratos e a contaminação da água por fezes humanas aumentam o risco de contrair doenças como leptospirose, dengue, chikungunya, hepatite A e gastroenterite.
► Niterói continua em estágio de atenção devido as chuvas
Segundo o médico infectologista Marcelo Livtoc, do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas da USP, o período de incubação das doenças pode levar até 45 dias.
“O banho deve ser demorado, a pessoa deve procurar se limpar bem, mas sem nenhum produto diferente ou especial. “Depois, a dica é ficar atento aos sintomas e evitar, na medida do possível, novos contatos diretos com as enchentes.”
Ele recomenda que as pessoas que tiverem contato com a água contaminada realizem higiene através de banho, com detalhada limpeza do corpo.