Avançando entre os bairros Porto Velho e Patronato, o maior projeto de mobilidade e urbanismo em execução na cidade de São Gonçalo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o governo estadual, está prestes a se concretizar. Nesta quarta-feira, as equipes deram início à pavimentação do primeiro trecho do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), na Rua Jaime Figueiredo, entre as ruas Maria Rita e Visconde de Itaúna. O local permanecerá com o trânsito bloqueado até esta quinta-feira (28).
Antes do início da pavimentação, foram realizadas obras de infraestrutura, com a instalação de redes de água pluvial ao longo da Rua Jaime Figueiredo. A Prefeitura tem dado suporte às equipes do governo estadual durante a execução das intervenções, realizando trabalhos informativos junto aos moradores e comerciantes, além da remoção de espaços públicos ocupados indevidamente.
O prefeito Capitão Nelson esteve presente no início da pavimentação do MUVI e expressou sua satisfação com a parceria com o governador Cláudio Castro:
“Estamos realizando obras de infraestrutura em toda a cidade e, neste importante projeto do MUVI, que trará várias melhorias para São Gonçalo, temos a satisfação de acompanhar a colocação do primeiro asfalto aqui na Jaime Figueiredo, de Neves a Guaxindiba”.
“Leia mais notícias sobre São Gonçalo aqui”
Com um investimento de R$262 milhões, o projeto MUVI tem como objetivo priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, por meio da construção de uma ciclovia ao longo do corredor expresso. Além disso, prevê-se a criação de um novo corredor viário, com pistas preferenciais para ônibus e ciclovia, abrangendo um trecho de 18 quilômetros da cidade, que também passará por diversas intervenções urbanísticas.
O novo secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, ressaltou a importância do projeto:
“O MUVI é a maior obra de mobilidade da história de São Gonçalo. Tive a oportunidade de participar da elaboração desse projeto e, hoje, como secretário de Estado das Cidades, vou trabalhar junto ao governador Cláudio Castro para que ela seja entregue o quanto antes para a população. É um marco em um dia muito especial, coincidindo com minha posse como secretário”.
No momento, as ruas permanecem interditadas para que o asfalto possa resfriar completamente. Agentes da Secretaria Municipal de Transportes estão orientando os moradores e motoristas sobre as rotas alternativas. A opção para os veículos é utilizar a Rua Francisco Portela, acessando a Rua Dr. Gradim. Durante todo o período da interdição, estacionar veículos nas vias mencionadas está proibido e os veículos estacionados estarão sujeitos a remoção.