Leste FluminenseSão Gonçalo

Patrulhamento ostensivo reduz crimes em São Gonçalo

Patrulhamento ostensivo reduz crimes em São Gonçalo

Foto: Fábio Guimarães

A cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, vive um momento histórico em relação à segurança pública. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISPGeo) revelam que os índices de criminalidade no primeiro trimestre de 2024 apresentaram quedas expressivas em diversos indicadores, comprovando a eficiência da atuação integrada das forças de segurança.

O 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se destaca como o primeiro colocado em todo o estado no Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados.

Ações conjuntas com a Operação Segurança Presente, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), intensificaram o patrulhamento ostensivo e ações de inteligência, contribuindo para os resultados positivos.

Leia mais notícias sobre São Gonçalo aqui

Em março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, os índices de criminalidade em São Gonçalo registraram quedas significativas:

  • Letalidade violenta: 91% (menor número da série histórica do ISPGeo desde 2003)
  • Roubo de veículos: 57%
  • Roubo de rua: 43%
  • Roubo de cargas: 77% (menor número da série histórica do ISPGeo desde 2003)

A Guarda Municipal também tem um papel fundamental na redução da violência em São Gonçalo. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, a corporação registrou um aumento de 56% no número de ordens de serviço, demonstrando a intensificação das ações.

Leia mais notícias sobre São Gonçalo aqui

As prisões efetuadas pela Guarda Municipal também aumentaram consideravelmente:

  • Fevereiro: 28 prisões (destaque para delitos durante a madrugada, como furto de cabos e materiais elétricos)
  • Janeiro: 4 prisões

O secretário de Ordem Pública, tenente coronel Márcio Ribeiro, destaca a importância da integração e do diálogo entre as forças de segurança:

“Buscamos sempre promover a proximidade e diálogo com as forças de segurança do Estado. Esse trabalho tem sido fundamental para avançarmos na segurança pública do município. Essa integração sempre foi uma demanda do prefeito Capitão Nelson, que busca frequentemente dialogar com todas as forças de segurança que têm atuação na cidade.”

O aumento da demanda por serviços da Guarda Municipal em fevereiro está relacionado à integração com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). A ronda noturna e a integração com outras secretarias também contribuem para a segurança da cidade.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *