A Biblioteca Parque Estadual, antiga Biblioteca Pública do Rio, celebra 151 anos de história nesta sexta-feira (15), ostentando um acervo de mais de 170 mil exemplares e emprestando cerca de 900 publicações por mês.
Localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261, a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e oferece ao público um ambiente acolhedor com livros infantis, bistrô, auditório, teatro, sala de dança, estúdio de rádio e laboratórios digitais.
“É um privilégio trabalhar cercada por milhares de livros aqui na biblioteca”, afirma Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. “Temos uma equipe dedicada que garante um atendimento humanizado e técnico, acolhendo os amantes da leitura de braços abertos.”
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Fundada em 1873 por Dom Pedro II como Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro, a instituição já teve diversos endereços e nomes. Em 1942, com a transferência da capital para Brasília, tornou-se a Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro.
Em 1984, um incêndio devastou parte do prédio e do acervo. Graças ao empenho de Darcy Ribeiro, vice-governador na época, a biblioteca foi reinaugurada três anos depois.
Em 2008, a biblioteca fechou para uma grande reforma, reabrindo em 2014 como Biblioteca Parque Estadual. Durante as obras, um sítio arqueológico foi encontrado no terreno, revelando vestígios da Igreja de São Gonçalo e Garcia e São Jorge, vizinha ao espaço.