
Justiça deve homologar acordo que prevê reestruturação dos trens urbanos do Rio com supervisão estadual. Os usuários já começaram a enfrentar mudanças.| Divulgação
O Governo do Rio de Janeiro assinou, nesta terça-feira (26), um acordo com a Supervia para iniciar a transição do serviço de trens urbanos da capital e da Região Metropolitana para um novo operador. A medida busca reestruturar o sistema ferroviário, que enfrenta desafios de manutenção e operação.
Mudança de trajetos no ramal Belford Roxo
No ramal Belford Roxo, os passageiros enfrentam alterações no trajeto pelo segundo dia consecutivo. Após o furto de 1,2 km de cabos próximo à estação Barros Filho, os trens seguem com viagens diretas para a Central do Brasil somente até 6h40. Após esse horário, é necessária uma transferência na estação Mercadão de Madureira para continuar a viagem.
A concessionária afirmou que ainda não há previsão de restabelecimento total do serviço devido à insegurança na região, que sofre com tiroteios frequentes entre traficantes rivais.
Investimentos e supervisão estadual
O acordo de transição, que precisa ser homologado pela Justiça, prevê um período inicial de supervisão estatal entre seis e nove meses. Durante esse tempo, a Supervia continuará operando os trens, mas sob controle direto do governo. O governador Cláudio Castro anunciou investimentos de R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões do estado e R$ 150 milhões da concessionária.
É um modal que está aquém do que foi um dia. Estamos arrumando a casa”, declarou Castro, destacando que não haverá aumento nas tarifas durante a transição.
Segurança e novas medidas
Para reforçar a segurança, o governo anunciou a criação de um “Batalhão do Trem”, uma unidade da Polícia Militar dedicada às estações e trilhos. Embora os policiais atuem armados, ainda não há detalhes sobre a quantidade de agentes ou sua distribuição na malha ferroviária.
Planejamento para novo operador
O Governo do Estado contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para elaborar estudos técnicos e avaliar custos operacionais. Os dados serão utilizados no futuro edital de licitação para a escolha de um novo operador ferroviário.
Supervia enfrenta dificuldades financeiras
A Supervia, responsável pelos trens urbanos desde 1998, manifestou várias vezes o desejo de devolver a concessão devido a problemas financeiros. A concessionária tem relatado dificuldades com roubos de cabos, operações deficitárias e manutenção da malha ferroviária, que transporta cerca de 300 mil pessoas por dia útil.