Rio de Janeiro - Capital

Passageira desmaia em ônibus devido ao calor intenso

Passageira desmaia em ônibus devido ao calor intenso

Passageira desmaia em ônibus devido ao calor intenso | Reprodução/TV Globo

O calor ataca novamente. Uma passageira da linha 388 (Cesarão x Candelária) desmaiou na manhã desta quinta-feira (23) por causa do forte calor. Viviane da Silva, de 28 anos, foi socorrida por militares do Corpo de Bombeiros ainda dentro do ônibus.

+ LEIA TAMBÉM: Abastecimento de água é interrompido na Baixada Fluminense

O incidente ocorreu por volta das 7h30, quando o coletivo passava pela Avenida Brasil, na altura de Deodoro, no sentido Centro. Viviane foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Hermes.

Segundo outros passageiros, o ônibus estava lotado e o sistema de ar-condicionado não dava vazão.

Condições precárias nos ônibus do Rio

Passageiros relataram nas redes sociais que a frota de ônibus deveria estar totalmente climatizada desde 2016, conforme promessa feita pelo prefeito Eduardo Paes em 2014. Críticas apontam que muitos coletivos ainda circulam sem ar-condicionado, mesmo com temperaturas superiores a 40 graus.

“Isso é um crime deixar esses ônibus sem ar-condicionado. Não tem fiscalização. Todo verão é sempre a mesma situação”, comentou um usuário do X, antigo Twitter.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Outro internauta destacou que o desconforto enfrentado pelos passageiros é recorrente no verão carioca.

Posicionamento do Rio Ônibus

O sindicato Rio Ônibus informou que o coletivo estava com o ar-condicionado operando dentro das normas, mas admitiu que os aparelhos podem ser ineficientes em dias de calor extremo. Em nota, a entidade lamentou o ocorrido e informou que o ônibus foi lacrado por apresentação de trincado no para-brisa e rasgos nos bancos.

Segundo a norma NBR 15570 da ABNT, os equipamentos de refrigeração devem garantir que a temperatura interna fique ao menos 8 graus abaixo da externa. Contudo, no verão carioca, temperaturas superiores a 40 graus comprometem o conforto térmico dos passageiros.

Fiscalizações e penalidades

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que realiza fiscalizações diárias nos ônibus da cidade. O coletivo onde o incidente ocorreu foi lacrado por má conservação. A SMTR também afirmou que todos os veículos sem ar-condicionado serão recolhidos para as garagens.

+ LEIA TAMBÉM: Ensaios Técnicos do Carnaval 2025: CET-Rio implementa operação especial de trânsito

No ano passado, a prefeitura iniciou a instalação de sensores de temperatura nos ônibus da cidade. Até o momento, 500 sensores estão em funcionamento. Em 2023, a prefeitura descontou R$ 40 milhões dos consórcios devido à falta de climatização nos coletivos.

O cronograma para instalação dos sensores segue em andamento, visando melhorar as condições para os passageiros.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *