O Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba, recebeu sua primeira visita numa “ação piloto” nesta quinta-feira (10). Cerca de 50 crianças, da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, participaram de atividades lúdicas guiadas no local.
A recepção deu direito a café da manhã, bem como a participação de atividades educativas. A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói, levou equipamentos e animais in vitro para destacar a importância da preservação do meio ambiente. Técnicas de resgate de animais silvestres foram demonstradas, assim como uma brincadeira lúdica com tirolesa.
Abertura para o público
O parque somente abrirá, para o público em geral, quando toda infraestrutura estiver pronta. A afirmação é do prefeito Axel Grael. Ainda de acordo com Grael, nesse período inicial, o parque estará aberto apenas para as escolas públicas e particulares.
A implantação do Parque é de extrema importância para a preservação do local pois já está comprovado que esse tipo de iniciativa é de extrema importância para a preservação já que com gestão é possível planejar toda a estrutura para a visitação”, disse o prefeito.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, espera que, nesse início, o parque seja uma extensão das salas de aula, onde as crianças possam desenvolver os conceitos aprendidos dentro da sala e vivenciá-los na prática.
Nosso objetivo é tirar as crianças da tela e fazer com que elas se conectem mais com a natureza e com atividades de educação ambiental, que a gente acredita que pode impactar na vida delas”, disse Rafael, que enfatizou que o parque ainda pode gerar cultura, lazer, esporte e fortalecimento de renda para o entorno.
Segundo a prefeitura, o objetivo é estabelecer o parque como um ponto de turismo ecológico na cidade. O Projeto Aruanã, que se dedica à pesquisa e conservação de tartarugas marinhas e ambientes costeiros e marinhos, também esteve presente na atividade. Eles promovem interações entre a sociedade, o meio ambiente e os animais como uma forma, sobretudo, de preservação.