Estado do Rio de Janeiro

Parque de Itatiaia em chamas: Combate ao fogo continua sem trégua

Parque de Itatiaia em chamas Combate ao fogo continua sem trégua

Parque de Itatiaia em chamas Combate ao fogo continua sem trégua | Divulgação/Corpo de Bombeiros RJ

Incêndio de grandes proporções assola o Parque Nacional de Itatiaia (PNI) desde a tarde de sexta-feira (14). Até o momento, as chamas já consumiram uma área estimada de 150 hectares e ameaçam áreas de difícil acesso, exigindo um esforço hercúleo das equipes de combate ao fogo.

+ LEIA TAMBÉM: ►Arrastão termina em tiroteio no Rio

Mais de 100 bombeiros, 25 brigadistas do ICMBio e 50 militares do Exército estão engajados na árdua missão de conter o incêndio. Ações terrestres e aéreas se complementam para combater as chamas em diferentes frentes.

Duas aeronaves lançam água em pontos estratégicos, enquanto bombeiros e brigadistas combatem focos de incêndio em áreas de mais fácil acesso. Militares do Exército auxiliam no combate manual, utilizando abafadores.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

O terreno acidentado e a vegetação seca dificultam o acesso das equipes e intensificam a propagação do fogo. Ventos fortes também contribuem para o alastramento das chamas.

Apesar da bravura das equipes, ainda não há previsão de quando o incêndio será controlado. O major Fábio Contreiras, porta-voz dos bombeiros, destaca a importância da combinação de esforços para combater o fogo em áreas de difícil acesso.

A causa do incêndio ainda é investigada, mas o major Contreiras alerta que em 99% dos casos as causas são humanas, como fogueiras mal apagadas, acúmulo de lixo, descarte inadequado de cigarro, balões e fogos de artifício.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Visitação à parte alta do parque está suspensa desde o início do incêndio e as atividades da Temporada de Montanha foram canceladas. A concessionária Paquetur e o ICMBio pedem a colaboração da população para evitar novas ocorrências.

O Parque Nacional de Itatiaia, um dos mais importantes do Brasil, abriga rica biodiversidade e é um patrimônio natural inestimável.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *