
Foto: Divulgação – FIVB
A derrota para a Turquia, por 3 sets a 0 (25/21, 29/27 e 25/15), deixou a seleção brasileira feminina de vôlei em situação muito mais complicada do que se poderia imaginar. Faltando dois jogos para o fim do pré-olímpico de Tóquio, que classificará duas equipes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil ocupa o terceiro lugar com 11 pontos, contra 15 de Japão e Turquia, que lideram o grupo.
Na madrugada deste sábado, o Brasil (que ganhou quatro jogos em cinco realizados) enfrentará a Bélgica, que até o momento conseguiu apenas seis pontos (duas vitórias em cinco partidas). A seguir, jogarão japonesas e turcas, que estão com cinco vitórias em cinco jogos. O pior resultado para o Brasil é uma vitória japonesa por 3 a 0 ou 3 a 1 – explica-se: com estes placares, o Japão chega a 18 pontos, com seis vitórias, o que o Brasil não pode mais alcançar.
“Leia mais notícias de Vicente Dattoli aqui”
Se o Brasil bater as belgas por 3 a 0 ou 3 a 1, chega a 14 pontos, com cinco vitórias (total da Turquia, hoje). Só que as turcas terão, na última rodada, que enfrentar, como favoritíssimas, a Bélgica. Para encurtar a história: se perderem para o Japão, bastará vencer a Bélgica e marcar três pontos que a vaga estará assegurada (18 pontos, com seis vitórias e vantagem no confronto direto). Precisamos ou não de contas e reza?