A comunidade LGBTI+ do Rio de Janeiro está pronta para enfrentar qualquer desafio, mesmo que seja uma tempestade.
Mesmo com previsão de chuva e mau tempo para todo este domingo, a 28ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+, organizada pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, está mantida. A concentração está marcada para as 11 horas no Posto 5 da praia de Copacabana.
“O mau tempo é apenas mais um desafio que vamos superar”, afirmou Lucas Keize, ativista, de 35 anos, que saiu de Campos dos Goytacazes especialmente para participar da parada.
A marcha, considerada a mais antiga do gênero no país, pretende reunir milhares de lésbicas, gays, bissexuais, mulheres transexuais, homens trans, pessoas intersexo e aliados. É o terceiro evento que mais atrai turistas para a cidade, perdendo apenas para o carnaval e réveillon.
Mesmo com o tempo chuvoso, o policiamento em Copacabana segue reforçado para a Parada do Orgulho LGBTI+ marcada para a manhã de hoje na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. O detalhamento do esquema de segurança, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo governo do estado, está mantido. Cerca de 850 policiais militares (PMs) atuarão na orla do bairro e nas principais vias de acesso.