Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (28/06), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, e a Coordenadoria Municipal LGBTQIAPN+ realizam até sexta-feira (30/06), atividades comemorativas que têm por objetivo celebrar a data, combater a LGBTfobia, conscientizar sobre os direitos desses cidadãos e esclarecer todos os tipos de violência contra essa comunidade.
Na manhã desta quarta-feira (28/06) na Casa de Cultura, aconteceu o hasteamento da bandeira do movimento LGBTQIAPN+. O local, erguido em 1841, foi escolhido por conta de seu conjunto arquitetônico, um dos prédios historicamente mais importantes da cidade. Coordenador municipal LGBTQIAPN+ de Maricá e do Fórum LGBTQIAPN+, Carlos Alves, destacou o momento simbólico do hasteamento da bandeira.
“Queremos mostrar a necessidade de assegurar os direitos da comunidade LGBTQIAPN+. A Casa de Cultura é um dos prédios mais antigos da cidade, uma referência, um símbolo da Maricá que abraça a causa. Nosso objetivo é combater todo preconceito e discriminação com as pessoas LGBTQIAPN+”, disse Alves.
Evento na Câmara Municipal
Na parte da tarde, uma reunião do Conselho Municipal LGBTQIAPN+ de Maricá foi realizada na Câmara Municipal (Centro), marcando as comemorações pelo dia especial. Além da entrega de certificados a pessoas que ajudam na luta pela conscientização de gênero, as dezenas de pessoas presentes no plenário fizeram um minuto de silêncio em homenagem à importantes militantes de todos como: Márcia Marçal, Marcio Veloso, Andrea Cândida, Márcia Shokena e Safiri de Martinelli.
“Hoje nós estamos ocupando a Câmara. Ontem, a gente esteve na OAB. Durante essa semana, temos ido a locais onde a luta LGBT nem sempre tem um espaço político de articulação. É preciso estar presente, dialogar com projetos de lei e políticas públicas para a nossa comunidade. É necessário estar em todos os espaços levando a nossa bandeira”, afirmou Carlos Alves.
Palestra com advogado
Durante as atividades de terça-feira (27/06), que fizeram parte da celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, ocorreu o “Evento Direito” com a palestra de Nelio Georgini, advogado e ativista dos direitos humanos. Foram discutidas medidas necessárias para combater perseguições, colocando à disposição da comunidade, os serviços da OAB Maricá.