No clássico entre Palmeiras e São Paulo, realizado no último domingo (11) no Morumbi, o zagueiro Arboleda foi o protagonista de um dia para esquecer. Duas falhas individuais do equatoriano na saída de bola permitiram que o Palmeiras marcasse os gols que lhe garantiram a vitória por 2 a 0 no Campeonato Brasileiro. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Gabriel Menino driblou Arboleda e Gabriel Neves antes de acertar um belo chute no ângulo para abrir o placar. Na etapa final, Endrick aproveitou um novo erro do zagueiro são-paulino para ampliar o marcador aos 32 minutos.
O resultado foi doloroso para o São Paulo, que passou a maior parte do tempo pressionando o Palmeiras, mas não conseguiu furar a retranca alviverde. Quando parecia que o Tricolor poderia empatar, Endrick definiu o jogo e impediu qualquer chance para os mandantes. Além disso, o clássico foi marcado por momentos de tensão, com Abel Ferreira batendo boca com Calleri e David e Artur se estranhando.
A vitória levou o Palmeiras aos 22 pontos, na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, a dois do líder Botafogo. Já o São Paulo caiu para a oitava posição, com 15. As duas equipes voltam a campo apenas no próximo dia 21, no retorno do futebol brasileiro após a pausa para a Data Fifa.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 2 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO – DÉCIMA RODADA
Data e horário: 10/6/2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa) e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos de SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Público e renda: 56.871 torcedores/R$ 3.392.338
Cartões amarelos: David, Rodriguinho e Pablo Maia (São Paulo); Artur e Abel Ferreira (Palmeiras)
Cartão vermelho: Pablo Maia (São Paulo) aos 48min do 2ºT
GOLS
Gabriel Menino aos 10min do 1ºT (0-1) e Endrick aos 32min do 2ºT (0-2)
SÃO PAULO
Rafael; Rafinha (Marcos Paulo, 41/2), Arboleda, Beraldo e Caio; Pablo Maia, Gabriel Neves (Nestor, intervalo) e Michel Araujo (Rodriguinho, 33/2); Alisson (Juan, intervalo), Luciano (David, 41/2) e Calleri, Técnico: Dorival Júnior
PALMEIRAS
Weverton; Mayke, Naves (Jailson, 12/2), Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, 22/2) e Raphael Veiga; Artur, Dudu (Breno Lopes, 22/2) e Rony (Endrick, 21/2), Técnico: Abel Ferreira