Leste FluminenseNiterói

Orquestra do Aprendiz Musical brilha na Mondiacult em Barcelona

Orquestra do Aprendiz Musical brilha na Mondiacult em Barcelona | Divulgação/Sergio Bonelli

Orquestra do Aprendiz Musical encanta em Barcelona na Mondiacult. Quinze alunos do programa da Prefeitura de Niterói se apresentaram nesta terça-feira (30) no evento da Unesco sobre políticas públicas de cultura. O repertório incluiu canções de Tom Jobim, Villa-Lobos e Ary Barroso.

O prefeito Rodrigo Neves destacou o impacto social do projeto.

“O Aprendiz Musical representa a essência das políticas culturais de Niterói: democratizar o acesso à arte, oferecer oportunidades reais e transformar vidas. Ver nossos alunos brilhando em palco internacional mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, acompanha a delegação na Espanha.

“O programa está presente em todas as escolas municipais, atendendo mais de 10 mil crianças e jovens. Ver os alunos inspirando gestores culturais de todo o mundo reforça a qualidade técnica das nossas orquestras e coros e o impacto social do projeto”, ressaltou.

Reconhecimento internacional

Marlova Noleto, diretora-geral da Unesco no Brasil, reforçou o valor da iniciativa.

“O Aprendiz Musical é um exemplo de como a arte transforma vidas. Niterói está de parabéns, e a Unesco apoia uma iniciativa que já é referência”, afirmou.

Orquestra do Aprendiz Musical brilha na Mondiacult em Barcelona | Divulgação/Sergio Bonelli

O maestro Gabriel Dellatorre celebrou a experiência pessoal e profissional.

“Há 10 anos fui aluno do Aprendiz. Hoje estou aqui com meus alunos. É uma emoção incrível, impossível de medir, e esta experiência impacta não só os jovens, mas famílias e comunidades”, disse.

Depoimentos dos alunos

O percussionista Gabriel Machado, de 17 anos, destacou a importância da participação internacional.

“Nunca pensei que estaria na Europa tocando um instrumento musical. É uma experiência de vida e profissional maravilhosa. Mostramos que todas as crianças e jovens podem seguir carreiras e realizar sonhos”, afirmou.

A Mondiacult reuniu mais de 100 ministros da Cultura, definindo a agenda global da área, e colocou o Aprendiz Musical como exemplo de sucesso e justiça social.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta