
Foto: Divulgação
Órgãos para doação serão captados no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê, São Gonçalo, entre esta quinta-feira (24) e sexta (25).
Um helicóptero é aguardado, a partir da 9h desta quinta, para realizar a captação. Não fogram divulgados quais serão os órgãos captados e seus destinos.
Já na sexta, a operação envolverá a captação de um coração e outros órgãos. O trabalho de transporte também deverá ser feito por uma aeronave.
Faustão e MC Marcinho
Dois famosos viraram notícia ao serem inseridos na fila única, regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para transplante de coração. São eles o apresentador Faustão e o cantor MC Marcinho.
“Especialista em transplante fala sobre drama de Faustão”
O comunicador segue internado, com insuficiência cardíaca, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O músico, internado no Rio de Janeiro, recentemente teve seu estado agravado por uma infecção, o que o obrigou a sair da fila.
Programa Estadual de Transplantes
O Programa Estadual de Transplantes (PET) foi lançado em abril de 2010 e é responsável pela aplicação do novo Regulamento Técnico elaborado pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Estado do Rio de Janeiro.
Criado com o objetivo de aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro, o programa investiu na implantação de quatro Coordenações Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
Esta iniciativa proporcionou um contato direto entre os médicos que cuidam de possíveis doadores e os familiares destes pacientes.