Estado do Rio de Janeiro

Operação Salus recolhe chope vencido e tequila adulterada no RJ

Operação Salus recolhe chope vencido e tequila adulterada no RJ | Divulgação/Procon-RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro descartou 20 litros de chope vencido e apreendeu sete garrafas de tequila com impurezas em bares e boates de Copacabana, nesta quarta-feira (15), em mais uma ação da Operação Salus RJ.

Além do chope e das tequilas, a equipe recolheu um litro de xarope de açúcar vencido usado em drinques. Todo o material será enviado para análise técnica junto ao fabricante.

Segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a ação protege a saúde da população.

“Bebidas falsificadas podem causar sérios danos ao organismo. A integração entre órgãos de defesa, forças de segurança e entidades do setor garante produtos seguros e dentro da lei”, afirmou.

A operação é a segunda fase da Operação Salus, coordenada pela Sedcon e o Procon-RJ, com apoio da Polícia Militar e da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas). Recentemente, o estado assinou protocolo de intenções para criar a Agenda Antipirataria de Bebidas do Rio.

No último ano, mais de 300 litros de bebidas adulteradas ou sem procedência foram apreendidos em Niterói, Rio das Ostras, Zona Sul do Rio e Lapa.

Casos suspeitos de intoxicação

Seis pacientes estão sob investigação por suspeita de metanol: dois em Cabo Frio, dois em São Pedro da Aldeia, um em Niterói e um em São João de Meriti.

A SES-RJ informou que não há casos confirmados até o momento. Os pacientes estão sendo monitorados pelo Cievs-RJ, e a Segurança Pública investiga os casos.

A Secretaria alerta: quem apresentar visão turva, desconforto gástrico ou sintomas de gastrite após beber álcool deve procurar atendimento imediato. A intoxicação por metanol pode causar cegueira ou morte.

Segundo o Ministério da Saúde, o país registra 148 notificações. Dessas, 41 foram confirmadas, 107 seguem em investigação e 469 foram descartadas.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta