Desarticular uma quadrilha especializada em extorsão. Esse é o objetivo da operação realizada pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (6), nas comunidades do Quitungo e da Fé, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação também têm como meta cumprimento de 31 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Estes últimos direcionados a menores envolvidos com o tráfico de drogas.
Prisões
Até o momento, nove suspeitos foram capturados pela polícia. De acordo com as informações da corporação, o grupo havia tomado o controle de um edifício residencial com 24 unidades, na região do Quitungo, e exigia o pagamento dos aluguéis diretamente para a associação de moradores da comunidade. Caso contrário, os inquilinos acabavam forçados a desocupar o prédio.
Investigação
As investigações, iniciadas em dezembro de 2022, apontam uma situação absurda. O responsável pela associação de moradores atuava sob ordens do líder do tráfico do Quitungo, e é principais alvos da operação. Ambos oriundos do Complexo da Penha e indicados para expandir as atividades criminosas da organização no Quit-ungo, através da exploração de qualquer tipo de comércio ou serviço.
As apurações também revelaram que os criminosos extorquiram uma empresa de engenharia e construção civil que havia ganhado uma licitação para trabalhar em um condomínio habitacional no Quitungo. A empresa estava sendo coagida a pagar uma taxa de R$ 15 mil.
Forças da lei
A ação, conduzida por agentes da 38ª DP (Brás de Pina), conta com o apoio de outras delegacias da capital. Também da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 16º BPM (Olaria). Ao todo, cerca de 400 policiais civis e 100 militares estão envolvidos na operação.
O resultado da operação é de extrema importância para a segurança e qualidade de vida dos moradores dessas localidades. Há tempos, a população honesta sofre com a atuação criminosa da quadrilha de extorsão. Essa ação policial demonstra a firmeza e o empenho das autoridades em combater o crime organizado.