

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Oasis 14 contra fraudes financeiras | Divulgação/Polícia Federal
Na manhã desta quinta-feira (21/8), a Polícia Federal, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), deflagrou a 2ª Fase da Operação Oasis 14, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema financeiro e programas sociais.
Cerca de 140 policiais federais cumprem 26 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em oito cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.
As cidades com mandados são:
-
Niterói/RJ: 10
-
São Gonçalo/RJ: 8
-
Rio de Janeiro/RJ: 4
-
Nova Friburgo/RJ: 2
-
São Paulo/SP: 1
-
São Pedro da Aldeia/RJ: 1
-
Saquarema/RJ: 1
-
Itaboraí/RJ: 1
Esquema criminoso
A investigação, iniciada em maio de 2024, revelou um esquema sofisticado com mais de 330 empresas de fachada, participação de seis funcionários públicos da CEF e quatro funcionários de bancos privados, além de uso de documentos falsos, “laranjas” de baixa renda e sócios “fantasmas”.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O grupo realizava simulações de movimentações financeiras, utilizava imóveis reais para empresas fictícias e abria contas para concessão de empréstimos fraudulentos.
Com o cruzamento de dados feito junto à Caixa, foram identificadas cerca de 200 operações de crédito fraudulentas, que totalizaram R$ 33 milhões de prejuízo documentado, somente à CEF. Estima-se que o prejuízo total ao sistema financeiro nacional seja de R$ 110 milhões.
Crimes investigados
Os investigados responderão por:
-
Organização criminosa
-
Estelionato qualificado
-
Crimes contra o sistema financeiro
-
Corrupção ativa e passiva
-
Lavagem de dinheiro
A ação contou com apoio da Corregedoria e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal.