Internacional

Operação internacional na Europa prende contrabandistas de ouro

As autoridades de Itália, Alemanha e Suíça uniram forças para combater um grupo do crime organizado envolvido em contrabando de ouro e atividades de lavagem de dinheiro. Durante a ação conjunta, 10 suspeitos foram presos por mais de 150 policiais.

A Eurojust, em parceria com as autoridades locais, criou uma equipa de investigação conjunta (JIT) para o caso. A investigação, iniciada pelas autoridades italianas em 2019, descobriu que os suspeitos compravam itens no mercado negro, falsificavam documentos e os enviavam para a Turquia via correios.

A sala em Zurique, na Suíça, que servia como fundição ilegal para ocultar a origem ilícita do ouro, também foi encontrada pela equipe de investigação. Acredita-se que mais de 15 milhões de euros tenham sido lavados pelo grupo em toda a Europa.

Financiado pela UE, o Projeto ISF4 @ ON liderado pela Itália apoiou a operação, com a Europol fornecendo informações e verificando relatórios cruzados.

A Eurojust facilitou a coordenação entre as autoridades em três reuniões de coordenação. As autoridades italianas, suíças e alemãs investigaram o caso, com o Ministério Público de Milão e o ROS Carabinieri de Florença atuando na Itália, o Departamento de Polícia Criminal do Estado Alemão Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha e o Gabinete do Procurador-Geral da Suíça e a Delegacia Federal de Polícia fedpol na Suíça.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *