
Operação prende suspeitos de golpe do falso sequestro na Baixada Fluminense | Reprodução/PCERJ
Agentes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (13), uma operação contra integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do falso sequestro. A ação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Até o momento, quatro suspeitos foram presos por ordem judicial e um em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Todos já tinham passagens por crimes patrimoniais.
A investigação contou com apoio da Polícia Civil de Goiás, já que o caso que originou o inquérito ocorreu naquele estado, em abril de 2024. Na ocasião, uma vítima foi coagida a transferir mais de R$ 150 mil, retirados de contas próprias, de parentes e de uma empresa da família. Durante o crime, também foi obrigada a espelhar a tela do celular, permitindo que os criminosos utilizassem seu cartão de crédito.
As diligências apontaram envolvidos nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que teriam recebido parte dos valores transferidos.
Como agia a quadrilha
Segundo o delegado Paulo Saback, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, o golpe consistia em simular o sequestro de um parente da vítima, mantendo-a ocupada ao telefone para impedir contato com familiares. Nesse intervalo, os criminosos realizavam as extorsões financeiras.
+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
“O núcleo da quadrilha é do Rio, mas as vítimas estão em outros estados. Isso dificulta a investigação porque eles acreditam que, com o registro de ocorrência fora do estado, não serão identificados”, explicou Saback.
Durante a operação, celulares utilizados no crime foram apreendidos e serão periciados. A polícia busca identificar os mentores e apurar a existência de outras vítimas.