Operação descarta 20 litros de bebidas adulteradas no Rio

Operação descarta 20 litros de bebidas adulteradas no Rio | Divulgação/Sedcon
Cerca de 20 litros de bebidas alcoólicas sem procedência foram descartados nesta quarta-feira (8) durante a Operação Salus, do Governo do Estado do Rio, que combate a adulteração e o contrabando de bebidas.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, em parceria com a Polícia Militar e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Bares, restaurantes, distribuidores e depósitos da capital e da Região Metropolitana foram fiscalizados por suspeita de comercializar produtos falsificados ou sem origem comprovada.
Os itens apreendidos foram descartados imediatamente na presença dos agentes, na Lapa, Centro do Rio. O governador Cláudio Castro destacou a importância da ação:
“A adulteração de bebidas é um crime que coloca em risco a vida das pessoas e engana o consumidor. Estamos atuando com firmeza para coibir esse tipo de prática e garantir que bares e restaurantes ofereçam produtos seguros, de qualidade e com procedência. A proteção da saúde da população é prioridade absoluta.”
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, informou que apenas no último ano mais de 300 litros de produtos irregulares foram recolhidos em operações em cidades como Rio das Ostras, Niterói e na Zona Sul da capital, incluindo whiskies, cachaças adulteradas e vinhos descaminhados.
Capacitação e prevenção:
No dia anterior à operação, mais de seis mil profissionais participaram do Treinamento Nacional de Identificação de Bebidas Falsificadas, Descaminhadas e Fora da Conformidade Legal, promovido pela Sedcon e Abrabe. Uma nova turma será aberta no dia 17, com dez mil vagas gratuitas.
Devido ao aumento dos casos de intoxicação por metanol, a Sedcon e o Procon-RJ lançaram uma cartilha com orientações para consumidores identificarem bebidas falsificadas. O material está disponível online e será distribuído em terminais rodoviários e estações das barcas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI