Leste FluminenseNiteróiPolícia

Operação da PF em Niterói mira corrupção na ANP

Operação da PF em Niterói mira corrupção na ANP

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Criminalis Vigilantia, em Niterói. O objetivo é reprimir crimes de corrupção passiva, concussão e tráfico de influência na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na ação, os policiais federais da Delegacia de Polícia Federal em Niterói cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os agentes têm alvos nos municípios de Niterói e Rio.

A investigação revelou que um servidor público federal da ANP estaria utilizando informações sigilosas para solicitar para si vantagens indevidas.

O investigado estaria contando com auxílio de terceiros sem vínculo funcional com a ANP, mas que se passavam por supostos servidores. Munidos com informações sigilosas, eles estariam solicitando vantagens indevidas a agentes regulados da autarquia federal.

O funcionário público alvo da Operação Policial foi afastado judicialmente de suas funções, até o desfecho das investigações. O nome da operação significa “fiscalização criminosa” em latim.

A ANP encaminhou a seguinte nota sobre a operação:

Como a investigação está em curso, a ANP não poderá fornecer detalhes no momento. A Agência emprega total empenho na colaboração com as investigações. A ANP reafirma que não admite desvios de conduta e tomará as medidas cabíveis ao final da investigação.

A investigação teve início por iniciativa da própria ANP, que acionou os órgãos competentes para a realização do procedimento investigativo. Ressaltamos que a Agência possui um canal de Ouvidoria para o direcionamento de denúncias, pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou pela página https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.”

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *