Baixada FluminenseEstado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

Operação Bisturi investiga fraudes milionárias em planos de saúde

Operação Bisturi investiga fraudes milionárias em planos de saúde

Operação Bisturi investiga fraudes milionárias em planos de saúde | Reprodução

A Polícia Civil iniciou nesta segunda-feira (25) a Operação Bisturi, voltada ao combate de fraudes em planos de saúde que geraram prejuízos de aproximadamente R$ 50 milhões.

+ LEIA TAMBÉM: Cedae anuncia: Rio de Janeiro e Baixada sem água

A ação inclui o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em 11 endereços, localizados em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Entre os investigados estão médicos, advogados e empresas do setor de saúde. A Delegacia do Consumidor (Decon) apura um esquema criminoso que começou em 2021 e utilizava métodos variados para obter ganhos financeiros ilícitos.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

As investigações revelaram que as fraudes incluíam pedidos de cirurgias inexistentes, reembolso por serviços não realizados e superfaturamento de órteses, próteses e materiais especiais (OPME). Além disso, documentos falsificados foram emitidos usando nomes de médicos já falecidos.

Outro método envolvia advogados que ingressavam com ações judiciais solicitando liminares para aprovar rapidamente cirurgias superfaturadas. Os valores pagos pelos planos de saúde eram desviados para o grupo criminoso.

+ LEIA TAMBÉM: Travessia na Ponte Rio-Niterói tem lentidão no sentido Rio

Entre as operadoras de planos de saúde que sofreram os maiores prejuízos estão Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica e Golden Cross. A polícia busca documentos, aparelhos eletrônicos e celulares para aprofundar a análise de dados e reunir mais provas sobre a atuação do grupo.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *