Leste FluminenseNiterói

Ônibus gratuito e infraestrutura cicloviária: A resposta de Talíria Petrone ao caos do trânsito em Niterói

Talíria Petrone Discute Propostas Culturais em Sabatina

Talíria Petrone Discute Propostas Culturais em Sabatina | Angélica Cunha/Folha do Leste

Na última sexta-feira (27), a Folha do Leste realizou a segunda sabatina com os candidatos à prefeitura de Niterói na Câmara de Vereadores, às 17h.

O evento foi transmitido pelo Facebook, Instagram, TV Câmara e coberto por nossa equipe jornalística. Talíria Petrone, assim como o primeiro entrevistado, Bruno Lessa, aceitou participar das entrevistas com nossa bancada de jornalistas especializados em diversas áreas. Contudo, o candidato Carlos Jordy rejeitou o convite, e Rodrigo Neves disse que tentaria um horário em sua agenda, sem garantia de data ou aceitação.

+ LEIA TAMBÉM: ►Talíria Petrone discute propostas culturais em Sabatina

Esta sabatina, que teve duração de 1h, conseguiu, mais uma vez, esclarecer aos nossos espectadores e leitores quais são as principais propostas que os candidatos têm a oferecer como plano de governo para os próximos 4 anos, caso seja eleito(a) prefeito(a) da cidade de Niterói.

Foram aproximadamente 20 perguntas da bancada de jornalistas sobre os problemas mais urgentes do município.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Nesta matéria, falaremos sobre alguns pontos que a deputada federal focou em resposta a diversas perguntas, como segurança pública e ineficiência do transporte público.

Petrone definiu o trânsito da cidade como “insuportável” quando perguntada sobre como lidará com um número crescente de veículos em circulação e a insuficiência de alternativas de mobilidade, principalmente nas principais vias, como a Alameda São Boaventura e Avenida Marquês do Paraná, que tornam a locomoção um desafio diário para os moradores. A proposta central de Talíria para enfrentar esse problema é a implantação da tarifa zero no transporte público com apenas 3% do orçamento municipal, negociando com as empresas de ônibus o serviço, como já ocorre na cidade de Maricá.

“Com passagem de ônibus gratuita, nós vamos garantir mobilidade para quem precisa e desafogar as ruas da cidade”, afirmou.

Para a candidata, a ideia da tarifa zero visa não apenas promover justiça social ao beneficiar diretamente a população de baixa renda, mas também incentivar o uso do transporte público, reduzindo o número de veículos particulares nas ruas.

Ônibus gratuito e infraestrutura cicloviária: A resposta de Talíria Petrone ao caos do trânsito em Niterói

Ônibus gratuito e infraestrutura cicloviária: A resposta de Talíria Petrone ao caos do trânsito em Niterói | Reprodução

Segundo dados da própria prefeitura de Niterói, a cidade conta atualmente com uma frota de mais de 200 mil veículos em circulação, exacerbando os congestionamentos, especialmente em horários de pico, e mais de 150 mil veículos em circulação diariamente pela Ponte Rio-Niterói, o que prejudica também diretamente o trânsito da cidade.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Em relação ao projeto “Linha 3 do metrô para Niterói”, a candidata expressou esperança de que o governo federal finalmente tire a proposta do papel.

Além do incentivo ao transporte coletivo, Talíria enfatizou a criação de novas ciclovias e a implementação de vias exclusivas para motociclistas, buscando integrar modais alternativos ao trânsito local. Nesse sentido, Petrone abordou uma solução e aproximação com os motociclistas da cidade que buscam a solução para a série de acidentes causados pelos “corredores” improvisados em horários de pico e vias com passagens de veículos pesados que sempre causam acidentes fatais a motociclistas da cidade, apesar de não serem relatados os números alarmantes em veículos oficiais da prefeitura.

Ônibus gratuito e infraestrutura cicloviária: A resposta de Talíria Petrone ao caos do trânsito em Niterói

Ônibus gratuito e infraestrutura cicloviária: A resposta de Talíria Petrone ao caos do trânsito em Niterói | Divulgação/Luciana Carneiro

Quando questionada sobre segurança pública, Petrone afirmou que, em bairros como Engenhoca e Barreto, a precariedade dos serviços de transporte, segurança e planejamento urbano faz com que as mulheres tenham medo de sair de casa à noite devido à falta de policiamento de proximidade e de infraestrutura para pedestres e ciclistas. Talíria defendeu uma abordagem que integre transporte, segurança e inclusão social nas áreas mais periféricas, que muitas vezes enfrentam uma mobilidade ainda mais restrita.

+ LEIA TAMBÉM: ►Bicicletário do Centro de Niterói será expandido

Em resposta em como será sua relação com os governos federal e estadual, bem como os municípios vizinhos, a candidata ressaltou sua boa relação com o presidente da república e afirmou que sua interação será a mais amistosa possível, enfatizando que também fará parte de seu planejamento buscar uma construção de consenso na Câmara Municipal.

“Eu vou unir a cidade e também essa Câmara em torno das necessidades de Niterói. A principal característica de um gestor é a articulação, é conversar com quem é diferente e unir a cidade em torno das necessidades do povo. Fiz isso em Brasília e farei isso quando eu tiver a caneta na mão em Niterói”.

O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói propõe, entre outras medidas, a ampliação da malha cicloviária e a criação de corredores exclusivos para ônibus, iniciativas que vão ao encontro das propostas defendidas por Talíria Petrone, mas que em sua totalidade ainda não saíram do papel.

“Niteroienses querem passado ou futuro? Estou pronta para ser a primeira mulher prefeita da cidade. Ônibus de graça com 3% do orçamento.” Disse Talíria em suas considerações finais.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *