BrasilSaúde

OMS aponta: Dengue no Brasil atinge proporções alarmantes

OMS aponta: Dengue no Brasil atinge proporções alarmantes

OMS aponta: Dengue no Brasil atinge proporções alarmantes | Divulgação

O Brasil enfrenta um cenário alarmante em relação à dengue. De acordo com o novo painel da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país concentra cerca de 82% de todos os registros de suspeita da doença no mundo em 2024.

Números chocantes:

  • 6.296.795 casos suspeitos: O Brasil lidera o ranking global, com mais de seis milhões de casos suspeitos de dengue.
  • 3.040.736 casos confirmados: Mais de três milhões de casos já foram confirmados em laboratório em território brasileiro.
  • 2.846 mortes: A dengue já causou a morte de quase três mil pessoas no Brasil em 2024.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

A OMS alerta para o aumento substancial dos casos de dengue nos últimos cinco anos, especialmente na Região das Américas. Em 2024, o número de casos na região já ultrapassou sete milhões até o final de abril, superando o recorde anual de 4,6 milhões em 2023. Esse número representa um aumento de três vezes em relação ao mesmo período do ano passado.

Fatores que contribuem para o surto:

  • Falta de mecanismos de diagnóstico: A OMS ressalta que alguns países não possuem mecanismos adequados para diagnosticar a dengue, o que pode levar à subnotificação de casos.
  • Transmissão pelo mosquito Aedes aegypti: A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é um dos principais fatores para o aumento dos casos.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Bombeiro morre ao tentar salvar vítima de afogamento

Os dados da OMS divergem dos dados do Governo Federal, que aponta 5.477.861 casos prováveis e 3.254 óbitos registrados pela doença em 2024. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a discrepância entre os números.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil