Hoje (22), celebramos dois eventos significativos: o dia simbólico do Descobrimento do Brasil e o Dia do Planeta Terra. Vamos refletir sobre essas datas e sua importância, e como a sistêmica compreende, essas datas que são tão cheias de simbolismos?
Aprendemos na escola, ou pelo menos eu, na minha época, aprendi que em 22 de abril, comemoramos o Dia do Descobrimento do Brasil, que nessa data, no ano de 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral, e sua tripulação avistaram pela primeira vez as terras que se tornariam Hoje o Brasil. Esse encontro entre mundos marcou o início de uma nova era na história, com a fusão de culturas, línguas e tradições.
► Leia mais colunas de Rita Carvalho aqui
O “descobrimento” não foi apenas um evento geográfico, mas também um encontro de povos e ideias. Ele trouxe consigo desafios, conflitos e oportunidades. Hoje, lembramos essa jornada e reconhecemos a riqueza cultural e a diversidade que o Brasil abraça. A visão sistêmica, tem como pilar, falar sobre a importância de honrar os ancestrais, e aqui eu diria HONRAR OS POVOS originários do Brasil. Bert Hellinger, acreditava que enquanto o povo brasileiro não desse um lugar em seu coração aos povos de origem, o país continuaria ingovernável.
A lei do PERTENCIMENTO, enfatiza que todos têm o direito de pertencer e que ninguém pode ser excluído, pois essa é uma das leis que governa a vida humana” – Bert Hellinger.
O Dia do Planeta Terra, também é celebrado em 22 de abril, e neste ano essa data nos convida, não por caso, a olhar e refletirmos muito sobre a energia do número 8, sobre nossa responsabilidade como habitantes deste planeta, sobre a prosperidade que temos em abundância, a olhar para nossas riquezas a natureza, à água que não nos falta, a terra que é fértil, a escassez de eventos como vulcões, tornados, terremotos, como somos e vivemos em uma nação abençoada.
► Leia mais colunas de Rita Carvalho aqui
Compartilhamos o planeta Terra, este é nosso verdadeiro LAR, nossa CASA. Devemos cuidar dele, proteger seus ecossistemas, reduzir a poluição e promover a sustentabilidade, sem dúvida, estamos vivenciando um aquecimento global e as mudanças climáticas são um dos desafios que vamos ter que enfrentar e solucionar, é preciso agir e buscar soluções sustentáveis, nosso plante a Terra é rica em biodiversidade e precisamos garantir um futuro saudável para todos os seres vivos.
Consciência Coletiva
Cada ação individual conta. Juntos, podemos fazer a diferença. Plantar árvores, reciclar, economizar energia e apoiar iniciativas ambientais são passos importantes.
Assim como nosso Planeta e toda a sua diversidade, nossa nação tem uma composição diversa. A população do Brasil, majoritariamente é descendente de índios, portugueses, italianos e negros, precisamos nos questionar, se todos esses grupos são tratados com honra e respeito.
Para Bert Hellinger, o povo brasileiro é uma mistura de índios que foram e continuam sendo expulsos de suas terras, de negros que foram trazidos à força e sofrem racismo e de portugueses e italianos, que foram alvo de piadas de mau gosto e ainda sofrem discriminação, porque os que aqui ficaram, não são os exploradores que voltaram para seus países, mas muito pelo contrário, quem lutou e se estabeleceu nestas terras, também sofreu a miséria dos primeiros séculos de colonização.
► Leia mais colunas de Rita Carvalho aqui
Reconhecer e honrar nossas raízes é fundamental para ter força e crescer como nação. Essa é nossa responsabilidade, seguir adiante, reconhecendo nossas raízes e reconciliando-nos com nosso passado, dando lugar… a todos os povos que hoje SOMOS NÓS, que nos compreende, de quem recebemos pedacinhos de herança, via DNA, via cultura diversa e riquíssima que temos.
Somos todos uma só raça – Humana.
Vivemos na mesma casa – Planeta Terra.”
Desejo que neste comemorativo, do Descobrimento do Brasil e Dia do Planeta Terra, possamos nos unir e lembrarmos que somos parte de algo maior, de um sistema universal, que estamos em uma galáxia, em um sistema solar, e em um planeta interconectado e cheio de possibilidades, e de vida. Que precisamos honrar nossa história, nossos antepassados, toda a luta que viveram e trabalhar juntos para um futuro mais sustentável e harmonioso.