
Foto: Divulgação – FAB
Mais 209 brasileiros e nove pets chegaram ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte, nesta segunda-feira (23). O grupo foi repatriado de Israel devido ao conflito militar entre israelenses e palestinos, que já deixou um rastro de mortes na região.
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do aeroporto de Tel Aviv em Israel e aterrissou no Rio de Janeiro por volta de 4h, marcando o oitavo voo da Operação Voltando em Paz, que começou em 10 de outubro.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Os passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro seguiram para o Terminal 2, enquanto aqueles que iriam para outros estados foram encaminhados ao Salão Nobre do aeroporto. Desde o início da operação, a FAB já resgatou um total de 1.410 brasileiros e 53 pets.
O processo envolveu o transporte de grupos de ônibus das principais cidades israelenses até o aeroporto de Tel Aviv, onde foram embarcados em aeronaves do Governo Federal. Desembarques já ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Segundo o Itamaraty, esse foi o último voo adicional temporário para resgatar brasileiros em Israel. Levando em consideração as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto internacional de Ben Gurion, não há necessidade de continuar a ação.
O Ministério das Relações Exteriores reforçou sua orientação de que todos os brasileiros que possuem passagens aéreas ou condições de adquiri-las devem embarcar em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua operando.
Faixa de Gaza
No entanto, ainda há um avião da presidência da república no Cairo, Egito, esperando autorização para resgatar cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos presos na Faixa de Gaza.
Esse grupo está abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito, e aguarda a liberação do trânsito pelo terminal de Rafah.
O Itamaraty afirmou que está em constante contato com esses brasileiros e que seus veículos estão preparados para buscá-los assim que receberem autorização.