
Trânsito da Zona Norte será liberado após avanço nas obras de drenagem em Niterói | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
A rotina de quem circula pela Zona Norte de Niterói vai mudar nos próximos dias. A Rua General Castrioto, principal via entre os bairros Barreto e Engenhoca, será totalmente liberada ao tráfego até a próxima terça-feira (17 de junho), após a conclusão das obras de drenagem que ocorrem desde o ano passado.
Durante vistoria na manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Rodrigo Neves confirmou a entrega da via até domingo (15) e destacou o impacto da obra na mobilidade e na qualidade de vida da população.
“A gente sabe que obra sempre é um transtorno, mas o que estamos fazendo aqui é importante. É algo que não aparece porque fica enterrado: colocamos galerias subterrâneas que vão resolver o problema das enchentes e dos alagamentos dessa região da General Castrioto, da Luiz Palmier e também da José Vicente Sobrinho, dando fim a transtornos de mais de 50 anos”, afirmou Rodrigo Neves.
🛠️ Fim dos alagamentos e novas calçadas
A obra é executada pela Empresa Municipal de Infraestrutura (ION) e inclui a instalação de aduelas subterrâneas com 5 metros de largura por 2,5 metros de altura.
O objetivo é captar a água da chuva e direcioná-la ao Rio Maruí, eliminando os frequentes pontos de alagamento na General Castrioto, Luiz Palmier e José Vicente Sobrinho.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Além da drenagem, a obra contempla:
Calçadas com acessibilidade
Novos meios-fios
Pavimentação moderna
📍 Avanço em outras áreas
🏗️ Concluído:
Drenagem e calçadas no terreno da Cidade da Ordem Pública
Requalificação da Rua José Vicente Sobrinho
Urbanização completa da região do Copo Cheio, incluindo:
Maestro Vila Lobos
General Estilac Leal
Américo Vanique
Salgado Filho
Allan Kardec
Galvão
💰 Investimento e impacto
O projeto de macrodrenagem do Barreto e Engenhoca começou em 2024 e tem orçamento de R$ 76 milhões. O plano é transformar 4,6 km de vias com:
Pavimentação moderna
Calçadas acessíveis
Novo sistema de drenagem
A previsão é que todas as obras sejam concluídas até o fim de 2025.































