
Obras no Cinema Icaraí avançam com previsão de entrega para 2026 | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
A reforma do Cinema Icaraí segue em ritmo acelerado. Equipes já atuam na raspagem da fachada e nas demolições internas. A entrega está prevista para o início de 2026.
O prefeito Rodrigo Neves visitou o local nesta segunda-feira (7) para acompanhar os trabalhos. O projeto inclui a preservação da fachada original, um novo complexo com três salas de cinema, dois restaurantes, um piano bar e uma sala de concertos.
“Esse é um projeto que a gente está tratando com muito carinho, como ele merece. O Cinema Icaraí é parte da memória afetiva e também do patrimônio histórico de Niterói. Me lembro que, ainda como deputado estadual, fiz abaixo-assinados e vários movimentos pela preservação desse patrimônio, que é uma joia do Art Déco na cidade. Fiquei muito feliz de ver que a obra está seguindo o seu ritmo e o seu planejamento, com todo cuidado, por se tratar de um prédio tombado. Em 2026, vamos inaugurar o Novo Cinema Icaraí com três salas de cinema, dois restaurantes, um piano bar e uma sala de concertos. Ou seja, um equipamento cultural de excelência contribuindo para o desenvolvimento econômico, para a recuperação de uma área que ficou muito degradada por conta do abandono do cinema”, celebrou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A obra é conduzida pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), com investimento de R$ 45,7 milhões. O nome do espaço será alterado para Cine Concerto Sérgio Mendes.
Novo espaço cultural terá vista para o mar e energia limpa
O projeto prevê 299 lugares no salão principal, além de camarins, bistrô, salas de cinema e restaurante com vista para o mar. Elementos sustentáveis, como placas solares e captação de água da chuva, serão incorporados.

Obras no Cinema Icaraí avançam com previsão de entrega para 2026 | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
Segundo André Diniz, secretário de Economia Criativa, o cinema vai impulsionar a cultura e gerar empregos. Um livro e um documentário sobre a história do local também estão em produção.
“O Cinema Icaraí é um projeto importante pela preservação da memória da cidade, uma das frentes do Programa Niterói Audiovisual. Em complemento à reforma, estamos produzindo um livro e um documentário sobre esse espaço tão especial para a memória afetiva dos niteroienses. A parceria com a UFF tem sido essencial nesse processo. Além disso, o cinema vai potencializar a economia criativa da cidade, vai gerar emprego, atrair pessoas e público interessado em cultura”, reforçou o secretário municipal de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz.
Acústica especial e nova casa para a Orquestra da UFF
O vice-reitor da UFF, Fábio Barboza Passos, ressaltou a importância do espaço para a Orquestra Sinfônica da universidade. A reforma contempla estrutura acústica adequada e espaços pensados para os músicos.
“O Cinema Icaraí é tão importante para a UFF quanto para Niterói. Junto ao nosso Centro de Artes, os dois espaços serão complementos importantes para a produção cultural da região. Estamos muito felizes que a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF finalmente terá uma casa adequada. A reforma do cinema incluiu a acústica do local e pensou em espaços para os músicos e seus instrumentos. Esse ponto cultural será palco para concertos de alto nível”, destacou o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fábio Barboza Passos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Na área externa, técnicos buscam vestígios da pintura original, com supervisão do Inepac, já que a fachada é tombada. No topo do prédio, onde ficarão as novas salas, o telhado foi retirado e as marcações das futuras lajes já foram feitas.
As estruturas superiores terão base em pilastras metálicas, que serão instaladas a partir da fundação.
Além do prefeito, também participaram da visita a primeira-dama Fernanda Sixel Neves, o secretário de Cultura Leonardo Giordano, o administrador regional de Icaraí Rafael Costa, e a subsecretária Júlia Pacheco.