Na manhã desta quarta-feira (24), o governador Cláudio Castro deu posse ao novo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. A cerimônia, realizada na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Jardim Sulacap, marcou, sobretudo, o início de uma nova era na corporação.
“Comprometo-me desde já a trabalhar com afinco no poder da capacitação dos nossos policiais, no respeito dos direitos humanos e na atuação pró ativa na prevenção do crime, visando sempre uma construção de uma sociedade mais justa e segura para todos”, ressaltou o novo secretário.
LEIA TAMBÉM: ► Operação da PM apreende fuzil no Fonseca
Governador Castro reconhece avanços
O governador Cláudio Castro, por sua vez, destacou os avanços da Polícia Militar sob o comando do coronel Luiz Henrique Marinho Pires. Ele deixa o cargo após quase três anos de dedicação.
“Não tenha dúvida de que você multiplicou os talentos e o respeito da PM. Quem olha os dados do ISP percebe o avanço da nossa PM”, disse Castro.
Ao novo secretário, entretanto, o governador ressaltou a importância da continuidade e evolução do trabalho. Igualmente, disse que ainda há muito trabalho a ser feito.
“Precisamos voltar a sentir segurança e deixar a população mais segura para ir e vir”, enfatizou.
Secretário de Segurança pede desculpas
O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, reforçou que a escolha de Nogueira se baseou em sua experiência e capacidade de gestão.
“Eu quero desejar muita felicidade, sorte e apoio ao coronel Menezes, tenho certeza de que é uma gestão de continuidade por todo trabalho que foi feito até agora”, ressaltou.
Victor Santos também aproveitou a oportunidade para pedir desculpas publicamente ao coronel Henrique pela exposição que ele sofreu durante o processo de mudança no comando da PM.
Perfil
O coronel Marcelo de Menezes Nogueira, 56 anos, possui graduação em Direito, pela Universidade Gama Filho; e em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá.
Sua trajetória na Polícia Militar inclui cargos como gestor de Recursos Humanos na Coordenadoria Militar da Alerj, assessor Especial da Subsecretaria Militar da Casa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e comandante do 17° BPM (Ilha do Governador).