Brasil

Novo edital do Mais Médicos oferece mais de 3 mil vagas em todo o Brasil

Novo edital do Mais Médicos oferece mais de 3 mil vagas em todo o Brasil | Jerônimo Gonzales/MS

O novo edital do Mais Médicos oferece 3.174 vagas em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde. As inscrições começam nesta segunda-feira (5) e seguem abertas até 8 de maio. O programa tem como foco o atendimento na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

As oportunidades estão distribuídas pelas 27 unidades federativas. O objetivo é reforçar a presença de profissionais em áreas com maior vulnerabilidade social, conforme critérios técnicos estabelecidos pelo governo federal.

Ações ampliam presença médica nas regiões mais carentes

Das 3.174 vagas disponíveis, 3.066 estão divididas entre 1.620 municípios. Outras 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A alocação considera dados do estudo Demografia Médica 2025, que aponta desigualdade no número de médicos por habitante.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “a atuação integrada desses profissionais fortalece a atenção primária e facilita o acesso a exames e consultas especializadas”.

Médicos atuarão na Saúde da Família com integração digital

Os profissionais selecionados vão compor equipes de Saúde da Família. Eles registrarão os atendimentos no sistema e-SUS APS, o que contribui para o acompanhamento clínico e a integração com unidades especializadas.

Além da atuação assistencial, o programa oferece formação continuada. Há possibilidade de cursos de especialização, mestrado e doutorado em áreas como Medicina de Família e Saúde da Comunidade.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, “é uma oportunidade de oferecer um cuidado melhor e formar profissionais preparados para os desafios da saúde pública”.

Quem pode se inscrever no programa

O edital contempla três perfis distintos:

  • Médicos com diploma do Brasil e registro no CRM;

  • Médicos brasileiros formados no exterior, mediante aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv);

  • Médicos estrangeiros, que também devem realizar o MAAv, com foco em urgências, emergências e doenças prevalentes nas regiões designadas.

Programa já atende milhões de brasileiros

Atualmente, o Mais Médicos conta com 24,9 mil médicos em 4,2 mil municípios. A cobertura atinge 77% do território nacional, com meta de alcançar 28 mil profissionais até o fim de 2025. Em áreas indígenas, 601 médicos já estão em atividade.

Cadastro reserva agiliza substituições

O edital também estabelece um cadastro reserva com 2.450 municípios e oito DSEIs cadastrados. A iniciativa permitirá reposição imediata de profissionais, conforme a demanda local.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil