O governo estadual irá inaugurar, nesta sexta-feira (8), a nova maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no bairro do Fonseca, em Niterói. A cerimônia acontecerá em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Inicialmente, a inauguração aconteceria em 30 de outubro do ano passado, todavia, o governo adiou a cerimônia. Apesar do contratempo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou, ao FOLHA DO LESTE, que as obras já foram concluídas e a unidade está em funcionamento.
O governador Cláudio Castro (PL) e a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello comparecerão. A maternidade integra o conjunto de obras de requalificação e modernização que a unidade recebeu no último ano, com investimentos de R$ 6 milhões, por meio da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Especializada em partos de alto risco, a nova maternidade conta ao todo com 36 leitos, distribuídos por 12 enfermarias, que também ganharam banheiros (antes eram coletivos e localizados no corredor), novas camas, berços e poltronas. Após seis meses de obras, a nova maternidade começou a receber novos pacientes ainda em outubro.
Com a renovação, a unidade passa a ter ambientes mais humanizados, de acordo com as diretrizes do Projeto Ninho, um modelo de atendimento que busca oferecer espaços acolhedores e mais seguros para mães e bebês.
A maternidade também conta com o programa Mamãe Nota Dez, que promete oferecer orientação e suporte às mães durante a gestação e após o parto.
Segundo informações do governo fluminense, o programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.