Uma nova frente fria avança pelo Sul do país desde sexta-feira (17), trazendo consigo a ameaça de chuvas intensas e temporais para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” para estas regiões, prevendo volumes de chuva que podem chegar a 60mm/h, rajadas de vento de até 100km/h e queda de granizo.
+ LEIA TAMBÉM: ►PGR: Investigação sobre tentativa de golpe está quase concluída
As áreas mais afetadas pelas fortes chuvas devem ser o norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Serra Gaúcha, o oeste e sul de Santa Catarina, e o sudeste e centro-oriental do Paraná. Nestas regiões, o Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já causaram a morte de 154 pessoas, com o número ainda em crescimento. Além disso, 96 pessoas estão desaparecidas e 806 ficaram feridas. Mais de 2,2 milhões de gaúchos foram afetados pelas inundações, e 540 mil precisaram deixar suas casas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Pesquisa avalia relatos sobre a vida de mulheres com ou sem filhos no mundo digital
Enquanto o Sul enfrenta as intempéries da frente fria, as regiões Sudeste e Centro-Oeste experimentam um aumento nas temperaturas. A frente fria se aproxima de São Paulo, mas por enquanto apenas aumenta a nebulosidade, com pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul. O Inmet também emitiu alerta de chuvas intensas para o sudoeste e pantanal sul do estado.