CarnavalLeste FluminenseMaricá

No Acesso, União de Maricá receberá o dobro de subvenção da Viradouro

No acesso, União de Maricá receberá o dobro de subvenção da Viradouro

Foto: Divulgação – Prefeitura de Maricá

Há uma nova rica no Carnaval carioca, e não é nenhuma gigante do Grupo Especial. Fundada em 2015, a União de Maricá, atual vice-campeã da Série Prata e que estreará na Sapucaí em 2024, pela Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), receberá R$ 8 milhões em subvenção, da Prefeitura de Maricá.

Para efeito de comparação, o valor é praticamente o dobro do que a Prefeitura de Niterói cedeu à Unidos do Viradouro, atual vice-campeã do Grupo Especial, em 2023. Já Acadêmicos de Niterói, que competirá contra a União de Maricá na Série Ouro, recebeu R$ 1,7 milhão.

Embora cause admiração tamanho montante, as demais agremiações da Série Ouro parecem não ter se incomodado. De acordo com a Liga-RJ, responsável pela organização dos desfiles, não existe em curso medidas para estabelecer limites de patrocínios.

“As agremiações podem buscar patrocínio de maneira independente. A Liga-RJ, assim como outras ligas, de outros grupos que fazem parte do Carnaval Carioca, não interferem nisso. Não existe um teto de gastos e não há um estudo para implementar, visto que não é de interesse de nenhuma das 16 agremiações filiadas à Liga-RJ”, esclareceu.

A liga ainda afirmou que busca garantir a igualdade de condições através do regulamento vigente, já que todas as agremiações da Série Ouro têm os mesmos direitos e deveres, previsto no documento que é de conhecimento de todos os dirigentes das 16 escolas.

Prefeitura e escola justificam montante

A Prefeitura de Maricá afirma que o investimento é uma oportunidade para estruturar toda a cadeia produtiva do carnaval no município.

“O investimento vai gerar empregos e formar profissionais, como costureiras, aderecistas, mestres-salas, porta-bandeiras, ferreiros, cenógrafos, carpinteiros e pintores, entre outros”, justificou.

O governo municipal ainda pontuou que o desenvolvimento da indústria do carnaval de Maricá vai permitir maior visibilidade ao município e fomentar o turismo. A iniciativa é o embrião do que um dia será a Universidade do Carnaval de Maricá, segundo informou a Prefeitura.

Já a agremiação acrescentou que o apoio faz-se necessário pois há uma grande diferença estrutural entre desfilar na Intendente Magalhães e na Sapucaí, numa disputa contra escolas tradicionais, como Império Serrano, União da Ilha e Estácio de Sá, que estavam há pouco tempo no Grupo Especial.

“Por ser o primeiro ano da escola no Sambódromo, toda estrutura está sendo iniciada do zero. Barracão e ateliê foram construídos e equipados, fantasias serão feitas com materiais novos, chassis de alegorias serão outros e bem maiores do que os utilizados anteriormente pela escola”, explicou a União de Maricá.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

A escola terá mais do que o dobro de componentes em comparação ao desfile que deu o acesso para a Sapucaí, quando cerca de 700 pessoas representaram a agremiação na Nova Intendente.

Em relação às contrapartidas sociais, a escola afirmou que, desde a sua fundação, realiza projetos sociais voltados para o carnaval, como oficinas de samba no pé, bateria e sempre propondo debates sobre a indústria criativa. Destacou ainda que que todos os eventos da escola são gratuitos, assim como as vagas para desfilantes e suas fantasias.

A União de Maricá será a sexta escola a entrar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval