
Pela primeira vez em 12 anos, família Vicente terá apenas um candidato a vereador em Niterói: o professor e médico-veterinário Cláudio Vicente | Reprodução
A família Vicente, uma das mais tradicionais da política niteroiense, e que ao longo de décadas, escreveu importantes capítulos da história de Niterói, volta, após 16 anos, a ter consenso político em torno de uma só candidatura: a do professor e médico-veterinário Cláudio Vicente, sobrinho dos ex-vereadores José Augusto Vicente e de José Vicente Filho.
Isso não acontece desde 2008, quando José Augusto Vicente se elegeu vereador no vácuo deixado pelo irmão José Vicente Filho no Legislativo. Naquela ocasião, José Vicente Filho tornou-se vice-prefeito de Niterói após 9 mandatos consecutivos como vereador. Antes dele, o patriarca da família, José Vicente Sobrinho, avô de Cláudio, exerceu 2 mandatos nos anos de 1960.
A cisão da família aconteceu em 2012 quando José Vicente Filho deixou a vice-prefeitura para concorrer novamente à uma cadeira na Câmara. Como não houve consenso familiar naquela época, os Vicente se dividiram em três candidaturas. O longevo José Vicente Filho, terminou eleito com 2.694 votos, 321 a mais do que o irmão José Augusto, que se tornou seu suplente.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Justamente naquela eleição, Claudio Vicente fez sua primeira tentativa, pelo PT, e obteve 1.332 votos. Em 2016, ano em que José Vicente Filho morreu, Claudio tentou novamente uma cadeira na Câmara, pelo PRTB. Apesar de ter disputado sozinho, não teve apoio da família, ainda consternada pela perda de José Vicente. Por fim, somou 1.502 votos naquele pleito

José Vicente Filho, Thiago Vicente e José Augusto Vicente, juntos em 2016
Em 2020, o ex-vereador José Augusto Vicente (Cidadania) novamente se candidatou, mas em meio a pandemia teve dificuldades de fazer campanha por restrições médicas e somou cerca de 600 votos. Ao mesmo tempo, Cláudio Vicente manteve a regularidade das últimas eleições: 1.325 votos.
Atualmente, Claudio é candidato pelo Cidadania. E pela primeira vez contará com o apoio de toda família Vicente. Dyego Vicente, neto de José Vicente Filho, apontado como sucessor do avô, retirou sua candidatura em prol de Claudio.
O pai de Dyego, Carlos Castelar, que durante anos foi secretário Regional da Engenhoca, reduto político da família, também está engajado na campanha. O mesmo acontece com os demais primos e familiares, que sempre se uniram para eleger José Vicente e José Augusto em 2008.
A família, quando unida, em Niterói, jamais perdeu uma eleição.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI