
Niterói valoriza artistas com entrega de certificados no Theatro Municipal | Divulgação/Prefeitura de Niterói
O Theatro Municipal de Niterói recebeu um público especial neste fim de semana. Em evento oficial da Prefeitura, 300 artistas locais receberam certificados como reconhecimento pela seleção no Edital Ativos Culturais 3. A ação integra a política municipal de fortalecimento das expressões artísticas já existentes.
Com foco na circulação de obras já produzidas, o edital contempla diferentes linguagens culturais, como música, literatura, fotografia, podcasts, teatro, audiovisual, games e performances. O objetivo é ampliar o acesso da população à produção artística local e garantir valorização concreta da classe criativa da cidade.
Produções prontas ganham visibilidade e reconhecimento
Lançado em 2024, o edital licita obras finalizadas, respeitando os direitos autorais e garantindo a autonomia dos criadores. A seleção fortalece a diversidade e a identidade cultural niteroiense, promovendo inclusão social e efetivando o direito à cultura, como previsto na Constituição.
“O edital é uma forma concreta de garantir os direitos culturais, reconhecendo e valorizando o trabalho dos artistas e produtores locais. Ao apoiar a circulação das obras já produzidas, ampliamos o acesso da população à diversidade cultural de Niterói e fortalecemos a cidadania por meio da cultura”, complementa o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.
Solenidade com artistas e apresentações musicais
A cerimônia foi conduzida pelo ator Armando Babaioff e pela artista niteroiense Helena Hamam. O evento teve apresentação da banda sob regência do maestro Marcelo Sader e pocket show da cantora Nanda Garcia.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Também esteve presente a gestora Fernanda Sixel Neves, do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, que reforçou o papel da cultura como eixo de inclusão e desenvolvimento.
Além da entrega dos certificados, a programação incluiu recepção artística e discursos institucionais, criando um espaço de diálogo entre criadores, gestores e representantes culturais da cidade.