Leste FluminenseNiterói

Niterói: UFF inaugura nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social

Niterói: UFF inaugura nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social

Foto: Lucas Benevides – Ascom

A nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (12) no Campus do Gragoatá, após investimentos do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael, e do reitor da UFF, Antônio Claudio da Nóbrega. Durante o evento, foi realizada a apresentação de uma placa que marca a conclusão do trabalho. Os convidados puderam conhecer as novas instalações do IACS, como a sala de cinema e os estúdios de áudio e de TV. Além disso, o espaço também recebeu a presença de alunos, professores e autoridades, incluindo a deputada estadual Verônica Lima (PT) e os secretários municipais Bira Marques e Júlia Pacheco.

A construção da nova sede era um desejo antigo da comunidade acadêmica e teve um investimento total de R$ 28,9 milhões por parte do município de Niterói, que possui uma sólida parceria com a UFF em diversos setores. O complexo é formado por 11 blocos interligados, totalizando 115 salas, que abrigam espaços para aulas e laboratórios. Além disso, há também um anfiteatro, pátios, áreas de convivência e uma galeria para exposições artísticas e culturais.

A estrutura do IACS foi projetada para abrigar os cursos de graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, além de licenciatura e bacharelado em Cinema e Audiovisual, Comunicação Social/Publicidade, Estudos de Mídia, Jornalismo e Produção Cultural, e pós-graduações em Ciência da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano, e Estudos Contemporâneos das Artes.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Durante a inauguração, Axel Grael destacou o esforço coletivo para a conclusão do projeto e ressaltou a parceria sólida entre a Prefeitura e a UFF. O prefeito mencionou outras iniciativas conjuntas, como ações na Área de Proteção Ambiental Municipal do Morro Gragoatá e o projeto “Quem sabe de mim sou eu”, que visa promover atividades extracurriculares para a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Axel Grael considera ter a sede da UFF em Niterói um motivo de orgulho para a cidade e enfatiza a reciprocidade da relação entre a Prefeitura e a universidade. O reitor Antônio Claudio também destaca a importância da cooperação nos últimos anos, especialmente em um contexto de cortes orçamentários. Segundo ele, essa inauguração é um marco para o país, representando não apenas o avanço científico e tecnológico, mas também a valorização da cultura, cooperação, humanidade e solidariedade.

Flávia Clemente de Souza, diretora do IACS, lembrou que o instituto foi fundado em 1968, juntamente com o Cine Arte UFF, pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, criador do curso de Cinema. Ela destaca o crescimento ao longo dos anos, com atualmente dez cursos de graduação e seis pós-graduações stricto sensu, uma das quais recebeu recentemente nota máxima da Capes. A inauguração da nova sede do IACS marca um importante marco no desenvolvimento do instituto e contribui para a valorização da universidade e da cidade de Niterói.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *