Leste FluminenseNiterói

Niterói: Totem informa fluxo de ciclistas na Avenida Marquês do Paraná

Niterói: Totem informa fluxo de ciclistas na Avenida Marquês do Paraná

Foto: Luciana Carneiro

A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta terça-feira (26) um totem na Avenida Marquês do Paraná que mostra em tempo real o número de ciclistas que passam pelo local. O equipamento faz parte do sistema Contabike, lançado em janeiro, e já está em operação com outros nove contadores em pontos estratégicos da cidade.

O objetivo do Contabike é mostrar que o transporte por bicicleta já é uma realidade no município e, com isso, captar mais usuários. De acordo com o prefeito Axel Grael, 10% do movimento na Avenida Marquês do Paraná já é de bicicleta.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

A Avenida Marquês do Paraná foi escolhida para receber o totem por ser uma das ciclovias mais movimentadas de Niterói. Segundo Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, a exibição da informação ajudará a fortalecer a cultura da bicicleta na cidade, além de dar visibilidade a este modal de transporte.

Niterói: Totem informa fluxo de ciclistas na Avenida Marquês do Paraná

Prefeito de Niterói Axel Grael – Foto: Luciana Carneiro

O sistema Contabike também fornecerá dados para o desenho, ajuste e avaliação das políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta. Através da contagem de ciclistas, pode-se verificar a efetividade das ações de promoção da bicicleta, testar cenários e hipóteses e justificar investimentos.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

O movimento de ciclistas registrado na Avenida Roberto Silveira (Niterói), em março, já é 13% maior que o contabilizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Paulo) no mesmo período. Isso demonstra que Niterói está se tornando uma referência em mobilidade urbana sustentável.

As contagens de ciclistas feitas em Niterói desde 2021 mostram que os homens ainda são a maioria pedalando na cidade (76,3% em 2023). No entanto, o percentual de mulheres aumenta 2% a cada ano. No ano passado, elas representaram 21,2% dos ciclistas em Niterói.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *