Com 100% das urnas apuradas, a eleição em Niterói terá segundo turno entre Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL). O ex-prefeito teve 8.586 votos a menos do que o necessário para vencer a disputa no primeiro turno. Enquanto o ex-prefeito teve 135.958 votos, o correspondente a 48,47% dos votos válidos, os demais candidatos, todos juntos, somaram 144.543. Para que a eleição tenha definição em turno único, faz-se necessário obter 50% dos votos válidos mais um.
Carlos Jordy ficou com a segunda colocação com ampla vantagem para os demais adversários. Ele conquistou 99.837 votos, o equivalente a 35,59% dos votos válidos. Em seguida, ficaram a deputada federal Talíria Petrone (Psol), com 35.483 votos (12,65%), e o ex-vereador Bruno Lessa (Podemos), com 8.796 (3,14%). Por último, Danielle Bórnia (PSTU), 190 votos; Alessandra Marques (PCO), 124; e Guilherme Bussinger (Mobiliza) 113.
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói: Confira os 21 vereadores eleitos neste domingo para a Câmara Municipal
Rodrigo Neves venceu Carlos Jordy em todas as quatro Zonas Eleitorais da cidade. Entretanto, a maior maior vantagem ocorreu 144ª ZE, que abrange bairros da Zona Norte.
Brancos, Nulos e Abstenções
Largada
Desde os primeiros votos apurados, Rodrigo esteve bem próximo da margem de 49% dos votos válidos, bem perto do que os institutos de pesquisa vinham indicando. Mas pode-se dizer que o desempenho da candidatura de Bruno Lessa (Podemos), com 3% dos votos válidos, teve fundamental importância para prorrogar a eleição. Sobretudo pelas críticas feitas pelo candidato do Podemos apenas a Rodrigo.
Rodrigo se pronuncia
Após a confirmação da disputa do 2º turno, Rodrigo agradeceu aos seus eleitores.
“Hoje tive a maior votação de minha trajetória como candidato a Prefeito de Niterói, e estou muito feliz com todo esse reconhecimento e apoio. Obrigado aos 136.064 niteroienses que saíram de casa para votar em mim e na minha vice-prefeita, Isabel Swan.
Ele ainda ressaltou o fato de que fez uma campanha propositiva e limpa, apresentando conquistas e dialogando com todos.
“Tenho dedicado meu trabalho a Niterói, e juntos alcançamos conquistas históricas para nossa cidade, como o túnel Charitas-Cafubá. Enfrentamos a pandemia unidos, salvando vidas e protegendo nossa economia”.
Por último, Rodrigo Neves falou proteger Niterói e defender a democracia contra o extremismo e o despreparo.
“Vamos juntos, com todas as forças democráticas e os niteroienses, vencer no segundo turno e transformar Niterói na melhor cidade para viver e ser feliz no Brasil”, finalizou
Carlos Jordy
O deputado federal Carlos Jordy comemorou ao lado de amigos, apoiadores e familiares.
“Disseram que era impossível. Lutamos contra um adversário com 14 partidos, 70 secretarias, 20 mil comissionados, vários blogs comprados e muitos ataques covardes, mas nós temos a verdade e representamos a vontade do povo”.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI