Com o objetivo de incentivar o descarte adequado de resíduos e manter-se no topo do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana do estado, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) lançou um novo sistema de coleta em toda a cidade. E instalou 500 contentores modernos, de mil litros cada, por toda a região, com informações sobre sua utilização. Uma campanha educativa também será realizada para incentivar o uso dos novos equipamentos.
A Clin determinou os pontos para a instalação dos contentores, utilizando recipientes marrom para materiais orgânicos e azuis para resíduos recicláveis, locais onde é frequente o descarte irregular. A empresa especializada Contelurb está contratada para cuidar da manutenção, higienização e substituição dos equipamentos danificados.
Economia
Segundo a Prefeitura de Niterói, o novo sistema significa uma redução dos custos operacionais e uma otimização da coleta, transformando o serviço em Niterói.
O presidente da Clin, Luiz Garcia, diz que os contentores irão transformar radicalmente o serviço de coleta, permitindo sua universalização.
A conteinerização trará muitos benefícios para a população e meio ambiente, sem dúvida é uma conquista para o nosso município. O novo sistema garantirá o acondicionamento correto dos resíduos sólidos dispostos para a coleta. Estes contentores também evitarão que os resíduos possam ser colocados no chão irregularmente, evitando assim a proliferação de vetores por estarem devidamente acondicionados”, concluiu Luiz Fróes.
Atualmente, toda a cidade possui atendimento por coleta domiciliar e seletiva, garantindo o destino adequado para os resíduos.
Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva, desde o início do projeto experimental em 1991, no Condomínio Grotão, em Itaipu, até a infraestrutura estabelecida em 1997.
Os dados atualizados da Clin mostram que a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos aumentou a cada ano com a implantação de projetos sustentáveis. Em 2022, houve a coleta de 4.797,80 toneladas de recicláveis, um aumento em relação às 3.373,26 toneladas de 2021.
Projetos como “Coleta Seletiva nas Escolas”, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e os pontos de entrega voluntária estão contribuindo para esse aumento. Além disso, eles ajudam a conscientizar a população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
A colaboração dos moradores se torna, sobretudo, essencial para manter a cidade em excelente estado de conservação. Assim sendo, deve-se respeitar os dias e horários da coleta domiciliar, acondicionar corretamente os resíduos, participar da coleta seletiva e denunciar descartes irregulares.