Leste FluminenseNiterói

Niterói terá novos equipamentos para coletar lixo

Niterói terá novos equipamentos para coletar lixo

Niterói terá 500 novos equipamentos para coletar lixo, com capacidade de 1.000 litros, cada.

Com o objetivo de incentivar o descarte adequado de resíduos e manter-se no topo do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana do estado, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) lançou um novo sistema de coleta em toda a cidade. E instalou 500 contentores modernos, de mil litros cada, por toda a região, com informações sobre sua utilização. Uma campanha educativa também será realizada para incentivar o uso dos novos equipamentos.

A Clin determinou os pontos para a instalação dos contentores, utilizando recipientes marrom para materiais orgânicos e azuis para resíduos recicláveis, locais onde é frequente o descarte irregular. A empresa especializada Contelurb está contratada para cuidar da manutenção, higienização e substituição dos equipamentos danificados.

Economia

Segundo a Prefeitura de Niterói, o novo sistema significa uma redução dos custos operacionais e uma otimização da coleta, transformando o serviço em Niterói.

O presidente da Clin, Luiz Garcia, diz que os contentores irão transformar radicalmente o serviço de coleta, permitindo sua universalização.

A conteinerização trará muitos benefícios para a população e meio ambiente, sem dúvida é uma conquista para o nosso município. O novo sistema garantirá o acondicionamento correto dos resíduos sólidos dispostos para a coleta. Estes contentores também evitarão que os resíduos possam ser colocados no chão irregularmente, evitando assim a proliferação de vetores por estarem devidamente acondicionados”, concluiu Luiz Fróes.

Atualmente, toda a cidade possui atendimento por coleta domiciliar e seletiva, garantindo o destino adequado para os resíduos.

Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva, desde o início do projeto experimental em 1991, no Condomínio Grotão, em Itaipu, até a infraestrutura estabelecida em 1997.

Os dados atualizados da Clin mostram que a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos aumentou a cada ano com a implantação de projetos sustentáveis. Em 2022, houve a coleta de 4.797,80 toneladas de recicláveis, um aumento em relação às 3.373,26 toneladas de 2021.

Projetos como “Coleta Seletiva nas Escolas”, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e os pontos de entrega voluntária estão contribuindo para esse aumento. Além disso, eles ajudam a conscientizar a população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

A colaboração dos moradores se torna, sobretudo, essencial para manter a cidade em excelente estado de conservação. Assim sendo, deve-se respeitar os dias e horários da coleta domiciliar, acondicionar corretamente os resíduos, participar da coleta seletiva e denunciar descartes irregulares.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *