No próximo dia 30 de junho, a cidade de Niterói receberá um importante evento para as religiões afro-brasileiras. Realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal em parceria com diversas entidades, o Encontro de Terreiros de Umbanda contará com uma série de atividades que visam dar visibilidade e combater a intolerância religiosa contra os praticantes das crenças de matriz africana.
A feira cultural, que acontecerá no Clube de Regatas Gragoatá, terá uma programação intensa, com destaque para uma palestra sobre a legalização dos terreiros, realizada pela Defensoria Pública do Estado. Além disso, serão entregues homenagens e acontecerá uma grande gira de umbanda. A entrada é gratuita e o evento acontecerá das 15h às 22h.
Entre os que confirmaram presença no Encontro estão personalidades importantes, como a iyalorixá de Obaluayê Mãe Marcia Marçal, a vereadora do Rio de Janeiro Luciana Boiteux, e o deputado federal Pastor Henrique Vieira. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente e da Mulher da Câmara de Niterói, vereadora Benny Briolly (PSOL), destaca a importância do evento para o movimento dos povos de matriz africana.
Dados alarmantes mostram que os adeptos das religiões de matriz africana são os que sofrem a maioria dos ataques de intolerância religiosa no Brasil. Em apenas um ano, o número de denúncias aumentou em 106%, segundo o Disque 100, canal para notificação de violações de direitos humanos do Governo Federal. O objetivo do Encontro, portanto, é combater qualquer forma de discriminação e intolerância, em especial contra as religiões e o povo negro.
O Brasil é um Estado laico há mais de 130 anos, e é fundamental que as religiões de matriz africana tenham visibilidade e sejam respeitadas como qualquer outra crença. O Encontro de Terreiros de Umbanda é, portanto, uma iniciativa importante para enfatizar a diversidade religiosa e combater a intolerância.
Serviço:
Encontro de Terreiros de Umbanda
Quando: 30 de junho (sábado), das 15h às 22h
Local: Clube de Regatas Gragoatá (Rua Coronel Tamarindo, 69 – Gragoatá, Niterói – RJ)
GRATUITO
30 de junho é uma sexta feira. O evento será 30 de junho ou sábado 01 de julho?