No mês de outubro, diversas ações são realizadas para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Niterói lançará oficialmente sua campanha neste domingo (1º), no Reserva Cultural. Além disso, estão previstas outras atividades ao longo do mês.
Em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e instituições da sociedade civil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou uma programação extensa, incluindo palestras e rodas de conversas nas unidades de saúde e locais públicos do município.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou a importância das ações realizadas pelo município. Segundo ela, o mês de outubro é essencial para conscientizar a população sobre o câncer de mama e colo de útero. Anamaria Schneider destacou o Programa Niterói Mulher, que visa promover a saúde, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer, além de oferecer suporte necessário para aumentar a qualidade de vida e a sobrevida das pacientes.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem como objetivo diagnosticar precocemente casos de câncer de mama e colo de útero e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, reduzindo os riscos de complicações e mortalidade. O município também ampliou a oferta de cirurgias para câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A Secretaria de Saúde encaminha as pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia quando necessário.
As mulheres de Niterói são orientadas a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde poderão passar por avaliação, solicitar o exame de mamografia e realizar o preventivo.
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em quase todas as regiões do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células anormais da mama, formando tumores com potencial invasivo. Especialistas destacam a importância dos exames de rastreamento e alertam sobre os riscos de diagnósticos tardios.
Serviço: Programação Outubro Rosa:
1 de outubro
Abertura da Campanha no Reserva Cultural e Iluminação do MAC
Hora: 18h
Coordenação: Movimento Outubro Rosa
Iluminação da Capela de Jurujuba com a realização de missa
Horário: 19h30
Coordenação: Adama
4 de outubro
Outubro Rosa – OAB Niterói
Horário: das 17h às 19h
Abertura: Pedro Gomes – presidente da OAB Niterói
Expositores: Theresa Cypreste (mastologista), Luiz Felipe Chichierchio (cirurgião plástico), Deisimar Bigo (micropigmentação), Thathiana Michelsen (psicóloga e psico–oncologista).
Homenageados: Rodrigo Souto (mastologista), Renata Fernandes (delegada de Comissão de Direito Médico e da Saúde), Andra Luiza Silva (vice-presidente da Comissão de Alienação Parental), Viviane Rodrigues (advogada) e Maria Aparecida Alves (professora e artesã)
Abertura do Outubro Rosa na Câmara de Vereadores
Palestra com a Dra Theresa Cypreste
Horário: 14h
7 de outubro
Caminhada Rosa
Horário: 08h30
Local: Praia de Icaraí – concentração na Reitoria da UFF
Coordenação: Movimento Outubro Rosa
14 de outubro
Pedal Rosa
Horário: 08h
Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)
Parceria: Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed, CLIN
21 de outubro
Dia Delas
Horário: 08h às 17h
As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.
Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e CAZES.
Remada Rosa
Horário: 08h
Local: Quiosque 15 – Charitas
Coordenação: Mover – Movimento Viver
26 de outubro
Atividade de relaxamento
14h Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino
Coordenação: Instituto ZENCâncer
27 de outubro
Programa Niterói Mulher – Aniversário de 2 anos
Horário: 18h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
07/11 – Festa ‘Ser chique é ser solidário”