Uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, causada pela concessionária Enel, levou à interrupção temporária do Sistema Imunana-Laranjal nesta quarta-feira (25), entre 18h40 e 19h17.
+ LEIA TAMBÉM: ►Oficinas e shows gratuitos no II Festival de Choro de Niterói
A paralisação afetou a distribuição de água em diversos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Fornecimento gradualmente retomado
A produção de água foi reiniciada de forma gradual e alcançou 100% da capacidade por volta das 23h40. Segundo a Cedae, o abastecimento nas áreas impactadas está em processo de normalização, podendo demorar mais nas regiões altas e nas extremidades das redes de distribuição.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Empresas responsáveis pela distribuição, como Águas do Rio e Águas de Niterói, foram notificadas sobre a situação e atuam para minimizar os impactos nos municípios atendidos, que incluem São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu), Niterói e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Impacto nas comunidades locais
De acordo com a Águas do Rio, a falha temporária na captação de água bruta no Canal de Imunana prejudicou a distribuição de água tratada.
A concessionária estimou que o fornecimento será regularizado completamente até sexta-feira (27), conforme nota oficial.
Condições climáticas adversas
A Enel explicou que a região de Alcântara foi afetada por fortes chuvas, acompanhadas de raios e ventos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Prefeitura do Rio encerra contrato com Creche Esperança por atraso salarial
Por volta das 18h42, ocorreu uma falha instantânea no circuito elétrico do Sistema Imunana-Laranjal, estabilizada em aproximadamente um minuto.
Garantia de continuidade
Com a retomada total da produção pela Cedae, as equipes permanecem monitorando a situação para garantir a normalização do abastecimento em todas as áreas atingidas.