Leste FluminenseNiterói

Niterói reforça ações para combater incêndios por balões

Niterói reforça ações para combater incêndios por balões

Niterói reforça ações para combater incêndios por balões | Divulgação/Alex Ramos

Junho chegou e, com ele, as tradicionais festas juninas. Mas, junto com a alegria da época, vem também um perigo que Niterói combate com afinco: os incêndios causados por balões.

+ LEIA TAMBÉM: ►Mãe e avó respondem por morte de menino

A Prefeitura de Niterói, unindo forças com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, reforça o monitoramento e as ações preventivas para evitar que esses balões incendeiem áreas verdes, colocando em risco a fauna, a flora e até mesmo a população.

Além disso, mais de 600 voluntários treinados pela Defesa Civil compõem o Núcleo de Voluntários Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC). Eles monitoram áreas verdes, observam balões e dão suporte crucial às equipes de combate a incêndios.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Equipes compostas por diversos órgãos percorrem os bairros da cidade, com foco nas áreas mais suscetíveis a incêndios. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos das queimadas e evitar que elas comecem.

Dessa forma, três novas estações meteorológicas serão instaladas para monitorar a qualidade do ar e sensores de fumaça foram colocados em pontos estratégicos, como o Morro do Boa Vista e Jurujuba. Assim, essa tecnologia inovadora ajuda a identificar focos de incêndio no início, permitindo um combate mais rápido e eficaz.

+ LEIA TAMBÉM: ►Detran interdita três ferros-velhos em São Gonçalo; indício de crime

Por fim, os agentes da Guarda Ambiental de Niterói são treinados e equipados para auxiliar no combate a incêndios e na apreensão de quem solta ou fabrica balões. Eles podem prender o suspeito e encaminhá-lo para a delegacia.

Principais dicas para evitar propagação do fogo:

* Não queime lixo e não deixe que outras pessoas façam o mesmo. A queima urbana é prática proibida por diversas leis, e o infrator pode responder a processo na justiça, podendo ser multado e até preso;

* Não solte balões, pois eles podem cair sobre residências, ferindo pessoas. Quando caem nas matas provocam queimadas que destroem toda vegetação e a vida animal que ali vive. Além de constituir crime ambiental, segundo a lei federal 9.605/98, que determina a detenção de um a três anos ou pagamento de multa para quem solta, fabrica, transporta ou vende balões, essa prática é extremamente nociva ao meio ambiente e à população;

* Não jogue ponta de cigarro aceso próximo à vegetação;

* Algumas práticas religiosas utilizam velas ou materiais que podem provocar um princípio de incêndio no ambiente. Sendo assim, assegure-se quanto ao risco no local e evite a propagação de incêndios.

* Em caso de incêndios em residências, empresas, estruturas e em vegetação, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *