Leste FluminenseNiterói

Niterói: Referência em saneamento básico no estado do Rio

Niterói: Referência em saneamento básico no estado do Rio

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Pelo terceiro ano consecutivo, Niterói se mantém em primeiro lugar no ranking do Instituto Trata Brasil entre as cidades do Rio de Janeiro em saneamento básico. No cenário nacional, a cidade ocupa o honroso 6º lugar, sendo a única do estado a figurar entre as 20 primeiras colocadas do estudo.

O resultado, divulgado nesta quarta-feira (20), comprova o compromisso da Prefeitura de Niterói com a qualidade de vida da população. A cidade ostenta 100% de tratamento e abastecimento de água, 95,5% de cobertura no atendimento e 100% no tratamento de esgoto. Entre 2018 e 2022, foram investidos mais de R$ 200 milhões na área.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Desde 2013, Niterói investe na ampliação de reservatórios de água, construção de novas adutoras e modernização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras no Sapê, Caramujo e Jurujuba são exemplos do compromisso da gestão municipal com a eficiência do sistema.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, destaca a importância da Parceria Público-Privada (PPP) no saneamento básico da cidade.

“Desde 2000, com a PPP, Niterói vem realizando investimentos importantes na área. A partir de 2013, novos reservatórios, adutoras e ETEs foram implantados. A continuidade das políticas públicas e a PPP foram fundamentais para alcançarmos esse resultado”, afirma Rodrigo Neves.

O ranking do Instituto Trata Brasil revela um panorama preocupante no país: 32 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 90 milhões não possuem acesso à coleta de esgoto. O estudo avalia os 100 municípios brasileiros mais populosos, utilizando dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *