Leste FluminenseNiterói

Niterói realiza operação contra flanelinhas ilegais em Jardim Icaraí

Niterói realiza operação contra flanelinhas ilegais em Jardim Icaraí | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e a 77ª DP de Icaraí realizaram, na noite de sexta-feira (15), a operação contra flanelinhas em Niterói no entorno do complexo de bares e restaurantes do Jardim Icaraí.

A ação conjunta, coordenada pelo GGIM e pela 77ª DP, contou com o apoio da Coordenação de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT/GCM). O objetivo foi coibir a atuação de flanelinhas ilegais, garantir o uso seguro das vagas públicas e prevenir extorsão, intimidação e cobrança indevida de motoristas.

Durante a operação, os agentes autuaram 8 flanelinhas, abordando as principais ruas do polo gastronômico da região.

“Vamos garantir o direito de ir e vir com segurança e proteger o cidadão contra extorsão e intimidação. Flanelinha não regulamentado, que pressiona, ameaça ou exige pagamento por vaga pública, está agindo fora da lei, e vamos coibir isto”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A Associação de Bares e Restaurantes do Jardim Icaraí havia registrado denúncias de clientes ameaçados e extorquidos por flanelinhas ilegais. Na delegacia, verificou-se que vários dos autuados já possuíam passagens pela polícia.

Niterói realiza operação contra flanelinhas ilegais em Jardim Icaraí | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói

O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, ressaltou:

“A rua é pública, a vaga é do cidadão. Não podemos permitir que o espaço público seja apropriado por quem age fora da lei. As ações vão continuar. Não vamos deixar o cidadão de Niterói ser intimidado”.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

O delegado titular da 77ª DP, Vilson de Almeida, explicou que a profissão de flanelinha é regulamentada por lei, exigindo cadastro no poder público.

“A realidade, porém, é que muitos atuam de forma ilegal, exigindo dinheiro do motorista com ameaças de que o veículo será danificado se não pagar”, disse.

A Operação Donos da Rua integra o conjunto de medidas da Prefeitura voltadas à segurança urbana, em ação coordenada com as forças de segurança. Outras operações semelhantes estão previstas para diferentes regiões da cidade nos próximos dias.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *