
Niterói é 3ª do Brasil em saneamento e lidera ranking no estado | Divulgação
Niterói subiu quatro posições e agora ocupa o 3º lugar no ranking nacional de saneamento básico, segundo o Instituto Trata Brasil. O levantamento divulgado nesta terça-feira (15) aponta que o município é o único do estado entre os 10 melhores do país.
A cidade atingiu 100% de cobertura no abastecimento de água e tratamento de todo o esgoto coletado. Já o atendimento de esgoto alcança 95,6% da população. Desde 2019, foram investidos R$ 197 milhões em infraestrutura de saneamento.
O prefeito Rodrigo Neves comemorou os resultados.
“É fruto de planejamento, investimento, regulação eficiente e parceria público-privada. Estamos quase nos 100% de esgoto tratado”, afirmou.
Município reduz perdas na rede e evita desperdício de água
Além do avanço no esgotamento sanitário, Niterói reduziu as perdas na distribuição de água. A cidade agora perde menos de 20% da água, contra 25% no ano anterior. Isso representa 361 litros economizados por ligação, por dia.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O desempenho mantém Niterói entre os 11 municípios brasileiros com 100% de universalização no serviço de água.
Concessionária usa IA para identificar vazamentos invisíveis
Programa Água de Valor inclui substituição de redes e combate a fraudes.
A Águas de Niterói, responsável pelo serviço, mantém o programa Água de Valor para aumentar a eficiência hídrica. A iniciativa inclui troca de hidrômetros, modelagem hidráulica, combate a ligações clandestinas e uso do sistema de inteligência artificial Fluid, que ajuda a localizar vazamentos não visíveis.
“Seguimos reduzindo perdas com tecnologia e inovação”, destacou Bernardo Gonçalves, diretor-executivo da concessionária.