Primeiramente, os moradores de Niterói terão a oportunidade de escolher os nomes das bicicletas compartilhadas que serão instaladas na cidade. A Prefeitura anunciou, na data de hoje, uma consulta pública realizada pela plataforma Colab. Serão disponibilizadas 50 estações e 600 bicicletas. Sendo assim, a pesquisa estará disponível até o próximo dia 25 pelo site https://consultas.colab.re/bikeniteroi ou pelo aplicativo Colab, que está disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).
Os nomes em disputa são: Nit Bike, Araribike, Bici Niterói, Niticleta e Nikiti Bike. A consulta tem recebido grande participação dos moradores, gerando uma disputa acirrada, segundo afirmou o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern. O tema da bicicleta tem mobilizado muitas pessoas nas redes sociais e nas consultas anteriores.
Contudo, a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas gera grande expectativa devido aos benefícios para a sustentabilidade e mobilidade. Consultas como essa, que tratam de temas relevantes para a população, costumam atrair muita participação.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Dessa forma, em dezembro, a Prefeitura de Niterói abriu um processo de licitação para contratar a empresa responsável pelo sistema de bicicletas compartilhadas. O resultado foi divulgado neste mês de janeiro e a empresa vencedora já iniciou a implantação do serviço.
O investimento anual será de aproximadamente R$ 8,5 milhões e o serviço será gratuito para a população.
Além disso, as estações serão estrategicamente localizadas em um raio de 5 km do Centro de Niterói, abrangendo bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem, o que proporcionará maior mobilidade e fácil acesso à população.