
Niterói apresenta projetos de resiliência e sustentabilidade em evento internacional | Divulgação
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresentou os projetos de resiliência e sustentabilidade da cidade no evento Agenda Ambiental Latinoamericana: Caminho à COP30, realizado em Buenos Aires nesta quinta-feira (31).
Durante o painel BiodiverCidades CAF: Experiências Exitosas Regionais, ele mostrou ações como o fortalecimento da Defesa Civil, obras de contenção de encostas e o Parque Orla da Lagoa de Piratininga (POP).
Rodrigo também convidou líderes para a XXX Cúpula do Mercocidades, que será em Niterói, de 3 a 5 de dezembro. O encontro terá como tema “Segurança Pública, Resiliência e Mudanças Climáticas” e marcará a posse do prefeito na presidência da rede.
Tragédia impulsionou transformação
O prefeito relembrou a tragédia climática de 2010 e destacou o trabalho realizado desde então.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
“Em 2010, Niterói viveu a maior tragédia climática de sua história. Foi um momento devastador. A partir dali, iniciamos uma jornada de transformação com foco na resiliência climática, justiça social e recuperação ambiental. Investimos mais de 1,5 bilhão de reais em contenção de encostas, criamos um sistema municipal de Defesa Civil e implantamos programas de soluções baseadas na natureza. Hoje, temos uma cidade mais preparada e justa, com 56% do território protegido por legislação ambiental e uma rede de mais de 3 mil voluntários atuando em núcleos comunitários. A luta contra as mudanças climáticas precisa ser local, coletiva e permanente. A COP30 será uma oportunidade histórica para que a América Latina fortaleça sua voz e mostre ao mundo que é possível construir um futuro sustentável e inclusivo”, destacou Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
Cooperação internacional pela sustentabilidade
O evento, promovido pela CAF e pelo governo da Província de Buenos Aires, reuniu prefeitos e gestores ambientais de diversos países.
A proposta é articular políticas urbanas que conciliem justiça social, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, fortalecendo uma visão unificada da América Latina diante da crise climática.