Niterói pode se tornar sede de campeonatos nacionais e internacionais de atletismo a partir do próximo ano. A pista de atletismo da UFF, que está passando por recuperação, será um equipamento municipal para atletas, comunidade acadêmica e sociedade civil, seguindo normas internacionais de competição.
Na última quarta-feira (13), uma reunião entre o prefeito de Niterói, Axel Grael, o reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, e os presidentes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FERAt Rio) discutiu os planos de trazer campeonatos oficiais para a cidade. Estiveram presentes também o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE), André Diniz, o presidente da FERAt Rio, Robson Maia, e outros representantes da FERAt e da CBAt.
Além de trazer competições, a conversa abordou a formação acadêmica, desenvolvimento de projetos sociais e o fomento da economia da cidade. O prefeito Axel Grael destacou a importância do esporte na transformação social e enfatizou o objetivo de ter um Parque Esportivo no centro da cidade, de fácil acesso e preparado para receber eventos internacionais.
A obra está sendo realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e já foram concluídas diversas etapas, como a nova arquibancada, a drenagem e a revitalização do campo de futebol.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Segundo o reitor da UFF, a universidade tem uma estrutura aberta para a sociedade e a Prefeitura tem dado suporte para transformar a pista em um grande complexo esportivo. O espaço, localizado no campus da UFF no Gragoatá, integrará o Parque Esportivo da Concha Acústica e contará com diversas áreas de salto, pistas retas e ovais, além de uma pista de caminhada.
O presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, ressaltou a importância da parceria entre Niterói e a universidade, destacando a necessidade de locais adequados para a prática do atletismo e elogiando a estrutura da cidade.
Niterói está investindo na recuperação da pista de atletismo da UFF com o objetivo de se tornar sede de campeonatos de atletismo. A construção de um Parque Esportivo está em andamento, com a finalização de diversas etapas e a previsão de entrega para 2024.
A parceria entre a Prefeitura, a UFF e as entidades esportivas visa promover a formação acadêmica, o desenvolvimento de projetos sociais e o fomento da economia da cidade. Niterói possui uma estrutura adequada para receber eventos esportivos e a pista reformada será dedicada à atleta olímpica Aída dos Santos.