Leste FluminenseNiterói

Niterói: Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na Grota

Niterói: Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na Grota

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói intensifica as ações de combate à dengue com a realização de mutirões em diferentes regiões da cidade e a capacitação de profissionais da saúde. Na manhã desta quinta-feira (14), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitou 30 imóveis na Grota do Surucucu, em São Francisco, durante mais um mutirão.

A iniciativa faz parte do trabalho do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue, que reúne as secretarias de Saúde, Conservação e Serviços Públicos, Regionais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Defesa Civil.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Durante o mutirão na Grota do Surucucu, os agentes do CCZ percorreram a região vistoriando casas, comércios e ruas para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. A equipe também orientou os moradores sobre a importância de evitar água parada e sobre as condições favoráveis à proliferação do mosquito.

Foram instaladas 16 telas em caixas d’água destampadas, que podem se tornar criadouros do mosquito. Equipes da Clin realizaram a remoção de resíduos, que também são suscetíveis a tornarem-se focos de mosquitos.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Na quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde promoveu a Capacitação no Manejo Clínico da Dengue, com o objetivo de qualificar a atuação da rede municipal de saúde em casos suspeitos. Contudo, o evento reuniu profissionais da assistência e vigilância em saúde, unidades básicas, Programa Médico de Família e Policlínicas.

Niterói: Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na Grota

Foto: Divulgação

Assim que, o conteúdo foi ministrado pela assessora da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Miriam Rangel Barquette, e pelo diretor da Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara, Fernando Pires de Mello.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Sendo assim, a Prefeitura de Niterói possui uma equipe de fiscais sanitários que vistoriam imóveis abandonados que propiciem a proliferação dos mosquitos. As equipes do CCZ realizam um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito transmissor das arboviroses.

Dessa forma, a cobertura de trabalho abrange 205 mil imóveis, com planejamento de visita pelos agentes a cada 2 meses. Assim, são cerca de 300 servidores envolvidos exclusivamente nas atividades de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, que visitam 5 mil imóveis diariamente.

Método Wolbachia

Contudo, outra estratégia do Município para enfrentar a doença é o método Wolbachia, uma parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil. A Wolbachia é um microrganismo que reduz a capacidade do mosquito Aedes aegypti transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Com a liberação de mosquitos com a Wolbachia, a tendência é que esses mosquitos predominem nos locais e diminua o número de casos.

Prevenção é fundamental

Dessa forma, a Prefeitura de Niterói reforça a importância da colaboração da população na prevenção da dengue. Assim, é fundamental eliminar qualquer foco de água parada, como em vasos de plantas, pneus e calhas.

Enfim, a população também pode contribuir com a limpeza de terrenos baldios e quintais, além de manter caixas d’água e tonéis bem tampados.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *